Da mesma forma que outras redes sociais saltaram da aplicação mobile para os browsers dos computadores, a rede social Snapchat deu agora esse passo e levou a experiência quase completa para o computador.
Inicialmente a experiência web do Snapchat está limitada à utilização do browser Google Chrome, estando a ser trabalhada ainda a compatibilidade com os restantes navegadores.
O processo está em andamento e os testes para outros navegadores além do Google Chrome estão em vigor. A rede social que em tempos conquistou o mundo inteiro com os vídeos e fotos temporários chega então com uma versão adaptada da aplicação mobile pensada para poder ser utilizada em qualquer computador (ou outro equipamento compatível).
Inicialmente a funcionalidade web vai estar disponível apenas para os membros Snapchat +, os membros com subscrição ativa na rede social, e que se encontram nos Estados Unidos da América, no Reino Unido, no Canada, na Austrália e na Nova Zelandia.
Eventualmente, a empresa planeia disponibilizar a versão web para todos os utilizadores da rede social.
Uma fator importante de ressalvar é que todas as funcionalidades da aplicação estão disponíveis na versão web do Snapchat. Desde os Bitmoji, às reações nas conversas, as respostas no chat, enviar fotos e vídeos diretamente através da webcam do computador e mesmo videochamadas, são funcionalidades que 100% operacionais através do browser.
Segundo um porta-voz do Snapchat, a ideias da empresa é que as pessoas utilizem muito mais as chamadas de vídeo através do computador, uma vez que “quando estamos no computador, acabamos por passar longos períodos por lá”, explica o porta-voz ao Mashable.
Existe ainda um ecrã privado que pode ser ativado na versão web do Snapchat, que irá esconder a janela em questão sempre que o utilizador clicar fora da janela, além disso os screenshots também vão ser automaticamente bloqueados por uma questão de privacidade dos utilizadores.