SNS foi alvo de cerca de 800 reclamações

Segundo partilha o Portal da Queixa, o SNS tem estado debaixo de fogo por parte dos utentes que, durante o primeiro semestre do ano, efetuaram cerca de 800 reclamações dirigidas às unidades de saúde públicas.

A maioria das queixas dirigidas ao SNS devem-se à demora no atendimento e a tratamento clínico indevido, sendo 30% dessas queixas geradas após um visita ao serviço de urgências.

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Hospital Beatriz Ângelo é o mais reclamado do SNS

A demora no atendimento e o tratamento clinico indevido foram as duas principais causas apontadas ao SNS nas cerca de 800 reclamações efetuadas no Portal da Queixa dirigidas ao SNS no primeiro semestre de 2023.

A maioria dos casos ocorreu no serviço de Urgências das diversas unidades de saúde pública, mas o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, foi o que mais se destacou por albergar o maior número de reclamações.

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Dentro do SNS, também o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra como o Hospital de Santa Maria receberam um volume elevado de reclamações feitas pelos utentes, segundo a análise efetuada pelo Portal da Queixa.

A análise em questão passou pelas reclamações efetuadas até à data de 11 de Junho de 2023, onde o Portal da Queixa terá registado um total de 798 queixas dirigidas ao SNS. Segundo esta análise, os principais motivos para as queixas dos utentes partem de uma demora alargada no atendimento, que gerou 29.3% das reclamações, assim como o tratamento clinico indevido levou à criação de 22% das reclamações apresentadas na plataforma, sendo as denúncias dirigidas a médicos e enfermeiros que referem um tratamento indevido, negligência, descaso, etc.

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O atendimento na receção/administração foi o que teve menos reclamações, mas mesmo assim ainda corresponde a um total de 20.8% do total das queixas apresentadas, sendo estes casos referentes ao sucedido desde a triagem ao atendimento realizado por médicos e enfermeiros.

Entre as diferentes unidades pertencentes ao SNS, o Hospital Beatriz Ângelo ficou em primeiro lugar como a instituição com o maior número de reclamações efetuadas, albergando um total de 47 queixas das 321 dirigidas aos prestadores do sistema público.

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Em seguida encontra-se o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com um total de 33 reclamações, o Hospital de Santa Maria com 26, o Hospital de Faro com 21, o Hospital de Braga com 20, o Hospital Vila Franca de Xira com 19, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia – Espinho com um total de 17 reclamações, o Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca com 16 queixas e o Hospital do Espírito Santo Évora com “apenas” 14 queixas apresentadas.

Já o INEM registou um total de 14 queixas no primeiro semestre de 2023.

Segundo apurou a análise realizada às reclamações dirigidas às unidades de saúde do SNS, 30% das queixas apresentadas foram geradas por ocorrências nas Urgências, seguindo-se a especialidade de Pediatria que contou com 10% das queixas e a Obstetrícia com 7%.

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A realização de exames nas unidades do SNS ainda acolheram um total de 22% das reclamações apresentadas pelos utentes no Portal da Queixa no mesmo período em questão.

Já em 2022 o Portal da Queixa terá recebido mais de 5 mil reclamações dirigidas ao setor da saúde, com o SNS a liderar com um total de 2.044 queixas registadas, ou seja, 51.25% do total de reclamações apresentadas ao setor naquele ano.

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