fbpx

Sodar – O website da Google que usa a realidade aumentada para medir distância de segurança

A distância de segurança é hoje, juntamente com a máscara, uma das medidas preventivas fundamentais para combater a propagação do Covid-19.

Se durante o período de confinamento este já era um critério importante, agora com a última fase de desconfinamento a avançar e com as pessoas a regressarem ao seu ritmo normal, torna-se ainda mais relevante que as pessoas comecem a tornar como um hábito nos próximos tempos.

No entanto, quando estamos a andar na rua ou num espaço com outras pessoas, nem sempre é fácil conseguir avaliar se estamos a uma distância de segurança da pessoa mais perto. Na ausência da possibilidade de colocar marcadores no chão por todo o lado, a Google lançou agora um website que permite utilizar a câmara para medir a distância de segurança através de realidade aumentada.

Teste já o Sodar no seu smartphone e meça a distância de segurança diretamente do seu browser

De forma a ajudar no dia a dia dos seus utilizadores, a Google aproveitou a realidade virtual para transformar qualquer smartphone numa régua para medir a distância à pessoa mais próxima.

Sem necessitar de instalar qualquer aplicação, basta abrir o website do Sodar, carregar no botão Launch, permitir a criação do mapa 3D e utilização da câmara e apontar o seu smartphone para a área envolvente.

sodar distancia segurança covid-19 realidade aumentada
Publicidade

Cumpridos todos os passos iniciais, passaremos a ver então no ecrã do smartphone a captação de imagem da câmara onde será adicionado um círculo branco marcando assim a distância de 2 metros.

Embora possa não ser prático andar na rua a olhar constantemente para o ecrã, esta é uma boa forma de avaliar a distância em casos específicos.

O Sodar deverá ser compatível com a maior parte dos smartphones com versão 79 do Chrome, mas poderá não funcionar em alguns casos.

Fonte: Android Police

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade