Análise Sonos Roam SL – uma coluna para utilizar em casa e no exterior

A Sonos é uma marca bastante conhecida no mercado no que diz respeito a equipamento Hi-Fi e, agora, chega-nos com a Sonos Roam SL, uma coluna pequena, potente e com um design pensado para ficar bem em qualquer zona da casa ou para levar para o campo ou para a praia.

Este é um daqueles equipamentos que surpreende por mostrar que é possível oferecer muita coisa dentro de um corpo pequeno.

Nas últimas semanas testámos a Sonos Roam SL e deixamos-lhe, em seguida, a nossa análise do equipamento.

Sonos Roam SL
Publicidade

Sonos Roam SL – pequena, mas com grande voz

Com o seu tamanho reduzido e elegante, a Sonos Roam SL engana a maioria que olha para esta coluna. Apesar de parecer que não tem grande potência sonora, a verdade é que consegue preencher muito bem o espaço onde se encontra, seja no interior de casa ou em pleno espaço exterior.

A nível de dimensões contamos com 168x62x60 mm, o que a torna ideal para levar para qualquer lado até nos bolsos de rede laterais das mochilas. A nível de pesa são apenas 0.43 Kg.

Disponível nas cores preto ou branco, a Sonos Roam SL consegue facilmente integrar-se na decoração de casa para passar despercebida e poder ser utilizada como uma coluna caseira para dar música a todos os espaços da casa.

Sonos Roam SL

Com as duas conetividades disponíveis (Wi-Fi e Bluetooth) tanto podemos ligar a nossa música através da rede de casa, à qual a Roam SL se liga automaticamente após a configuração inicial, como podemos reproduzir a música como uma coluna normal através da ligação Bluetooth.

No interior de um corpo tão pequeno encontramos dois amplificadores Class-H, um tweeter e ainda um midwoofer para as frequências médias serem controladas ao máximo.

Conta com ligação Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac 2.4 ou 5 GHz e com ligação Bluetooth 5.0.

Para se manter ligada tem ainda uma bateria de 18Wh capaz de oferecer até 10 ho0ras de reprodução contínua. A nível de carregamento, podemos recorrer à entrada USB-C ou podemos simplesmente pousar um dos lados da Sonos Roam SL em cima de um carregador sem fios QI para que esta carregue sem a necessidade de fios no caminho.

Sonos Roam SL

A Sonos Roam SL é ainda compatível com o sistema AirPlay 2 em equipamentos com iOS 11.4 ou superior via Wi-Fi.

Tratando-se de uma coluna para o interior e para o exterior a Sonos tratou de tudo para que esta conseguisse uma certificação IP67, tornando-a resistente à água e a poeiras.

Aplicação Sonos

Como acontece em diversas marcas especialistas, a aplicação tende a ser o ponto mais fraco de todo o sistema de som. Com a Sonos chegámos a essa mesma conclusão.

Não é que a aplicação funcione mal ou seja impossível de utilizar, apenas não oferece a experiência completamente polida que os equipamentos da marca oferecem.

Sonos Roam SL

Se por um lado temos uma Sonos Roam SL elegante e bem desenhada, por outro temos uma aplicação que leva algum tempo a iniciar e fazer a ligação com a coluna via Wi-Fi e que oferece menus a mais para aquilo que seria esperado de uma simples app para controlar o sistema de som.

Dentro da aplicação é possível gerir todo o sistema da Sonos Roam SL, desde o equalizador à origem do som reproduzido. Isto porque temos a opção de ligar serviços externos 8como o Spotify ou o YouTube Music) ou podemos aceder a determinadas rádios escolhidas pela Sono para reproduzir a música.

Um ponto a reter é que se a coluna estiver ligada via Wi-Fi e não através de Bluetooth não será possível reproduzir música sem ser via aplicação Sonos, mesmo que seja através do mesmo serviço de música já associado à conta.

Sonos Roam SL

No entanto, apesar das opções em excesso, a app é de fácil utilização. Para começar, a configuração da Sonos Roam SL foi simples e direta. Adicionámos o dispositivo, colocámos a informação da nossa rede Wi-Fi e com alguns “seguinte” ficou o sistema pronto a funcionar.

Utilizar a Sonos Roam SL

Ao pegarmos na Sonos Roam SL sentimos imediatamente a qualidade de construção presente na coluna. O corpo é robusto e emborrachado para que ofereça uma maior resistência às quedas (que podemos confirmar que funciona bem).

Na parte frontal da coluna encontramos apenas dois pequenos Led que servem para indicar se está a ser feita uma ligação por Wi-Fi ou Bluetooth e o outro para indicar se está a carregar ou não.

20230807125140 IMG 2791 Sonos Roam SL

Podemos pousar a Sonos Roam SL na vertical, ficando os controlos da coluna na parte superior, ou na horizontal, ficando os controlos à esquerda da coluna.

Das duas formas, o som é distribuído de forma bastante uniforme e sem exageros em nenhuma direção. No que diz respeito ao som emitido, a Sonos Roam SL oferece graves sem distorção alguma e agudos muito equilibrados, tendo mais dificuldade neste campo, não querendo isto dizer que faça um mau trabalho (pelo contrário).

O facto de podermos utilizar uma coluna deste género tanto em casa como na rua é um fator interessante, especialmente para quem quer apostar num único equipamento que possa servir para os dois efeitos sem ter aquele aspeto robusto ou completamente colorido das colunas de exterior ou pensadas para o transporte.

Sonos Roam SL

Esse ponto aliado ao facto de oferecer um som de qualidade superior torna a Sonos Roam SL uma companheira para todas as ocasiões sem qualquer problema.

Claro que não é possível comparar esta coluna com um equipamento de som pensado especificamente para oferecer um som de qualidade elevada em casa, são dois tipos de equipamento diferentes. Mas para ser um 2 em 1 não esperávamos que, de facto, fizesse os dois trabalhos sem pontos negativos que sejam relevantes.

Conjugação com outros sistemas Sonos

Para os consumidores da marca esta é uma das opções que nos pareceu mais interessante no que diz respeito a ecossistemas. Como a Sonos Roam SL pode ligar-se via Wi-Fi é compatível com a interligação existente com outros equipamentos da marca.

Sonos Roam SL

isto significa que, de facto, se quisermos utilizar a Roam SL como parte do nosso sistema de som de casa, é possível. Tendo a possibilidade de a ligar aos assistentes virtuais mais comuns (Alexa e Google), pode ser definida como a coluna da cozinha e, sempre que solicitarmos a reprodução nessa divisão, a Sonos Roam SL vai começar a tocar.

Da mesma forma que se quisermos utilizar a Roam SL como uma coluna extra para o sistema surround também é uma das utilizações possíveis.

Conclusões

Estamos perante uma coluna com uma construção muito bem conseguida. Tem um tamanho compacto, que é ideal para transportar, mas grande o suficiente para poder ser utilizada em casa para preencher uma divisão inteira com música.

A Sonos Roam SL mostrou-se bastante resistente a quedas e conta ainda com a resistência a poeiras e à água.

A nível de som, podemos contar com graves muito bem trabalhados, sem qualquer distorção daquilo que conseguimos testar e médios muito equilibrados e presentes. Já no campo dos agudos, não são maus, mas podem chegar a ser um pouco estridentes em alguns momentos.

Sonos Roam SL

A aplicação Sonos oferece uma personalização maior para o som que a coluna emite e é também aqui que podemos controlar os serviços de streaming que queremos utilizar com a Sonos Roam SL. Também é aqui que ficamos presos nos casos da reprodução via Wi-Fi que não permite ser utilizada via aplicações de terceiros.

Se quisermos reproduzir algo do YouTube Music temos de abrir a app Sonos e fazer a pesquisa através do separador do YouTube Music (após associarmos a nossa conta) em vez de podermos simplesmente recorrer à app original do serviço e escolher a reprodução via Sonos Roam SL, isto se não tivermos a ligação por Bluetooth ativada.

A nível de transporte, é uma coluna pequena e muito fácil de colocar em qualquer bolso da mochila para seguir viagem. Mesmo no exterior, a Sonos Roam SL consegue marcar a sua presença e oferecer momentos sonoros a um grupo de amigos (claro que tudo isto dentro dos limites de som aceitáveis para se estar em público).

Sonos Roam SL

De forma geral, estamos perante uma coluna portátil que poderá ser incluída no sistema de som de casa sem qualquer problema e que permite ao utilizador disfrutar de um bom (e alto) som sem que tenha de sacrificar a qualidade do mesmo.

A Sonos Roam SL poderá ser adquirida por 179.99€.

Agradecemos à Sonos por nos ter disponibilizado o equipamento para testes.

Sonos Roam SL

179.99€
8.6

Qualidade de construção

10.0/10

Qualidade de som

9.0/10

Autonomia

8.0/10

Aplicação

7.0/10

Preço

9.0/10

Pros

  • Bons graves
  • Bons médios
  • Fácil de transportar
  • Corpo resistente a quedas, água e pó

Contras

  • Agudos que podem chegar a ser um pouco estridentes
  • Aplicação com algumas limitações/entraves na utilização
Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory