SPC deixa 6 dicas de segurança para ajudar os utilizadores sénior no mundo tecnológico

Apesar dos smartphones e a tecnologia em geral serem algo fácil de entender para os mais jovens, os séniores nem sempre conseguem adaptar-se de forma simples a todas as evoluções do mundo atual.

Com o foco nesta idade mais avançada, a SPC deixou 6 dicas que podem ajudar os utilizadores séniores a estarem mais seguros num mundo cada vez mais tecnológico.

SPC Jasper 2 4G
Publicidade

A SPC tem-se mantido focada em colocar no mercado diversos equipamentos especialmente desenvolvidos para quem já viveu muito e quer manter-se em contacto com os seus familiares, recorrendo a essa experiência para criar estas 6 dicas.

SPC recomenda o uso da tecnologia adequada e educação dos mais séniores

É muito comum que os utilizadores mais novos e mais adaptados ao mundo tecnológico queiram trazer os seus entes queridos de idades mais avançadas para este mundo completamente conectado.

No entanto, à velocidade que tudo evolui, nem sempre é possível para as pessoas com mais idade acompanharem as evoluções tecnológicas e saberem que podem estar a correr riscos elevados simplesmente por atenderem uma chamada ou por inserirem o e-mail em determinados locais.

spc zeus pro smartphone idosos

Assim sendo, a SPC, empresa europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo deixa algumas recomendações de segurança.

Ofereça algo que seja adaptado à pessoa

Para que os idosos se iniciem na tecnologia e tenham acesso a uma ampla gama de opções e funcionalidades, é crucial que utilizem dispositivos especialmente concebidos, desenhados e fabricados para eles, como os smartphones voltados para os mais séniores.

Estes são telemóveis que possuem todas as capacidades comuns de um telemóvel, mas apresentam um processo de usabilidade adaptado às necessidades deste grupo, incluindo ícones de grandes dimensões, teclas físicas combinadas com ecrãs tácteis, e teclas de emergência para alertar os contactos próximos em caso de necessidade. Modelos como o SPC ZEUS 4G PRO incluem características especificamente desenvolvidas para o público sénior.

image 23 spc

Além disso, os telefones para idosos da SPC vêm com o Smart Help, um conjunto de funcionalidades de ajuda inteligente que facilita a introdução da tecnologia aos idosos em casa de maneira fácil, rápida e simples.

Esta função permite configurar remotamente os dispositivos do familiar idoso a partir de outro telefone e local, aumentar o toque ao máximo ao ligar para os avós e definir notificações inteligentes que alertam se o dispositivo do familiar não registou atividade recente.

Senhas de acesso mais simples

Para além de configurar as suas contas on-line sempre com a ajuda de um familiar, a SPC aconselha aos utilizadores mais séniores escolherem, sempre que for possível, senhas que sejam fáceis de lembrar, mas difíceis de adivinhar.

SPC Jasper 2 4G

O ideal será mesmo considerar a utilização de frases ou palavras-chave relevantes a nível pessoal para que sejam mais privadas mas também fáceis de recordar quando necessário.

Ensinar os idosos sobre o que são ataques de phishing e como podem ser identificados e evitados

Os ataques de phishing podem vir através de contas de e-mails, mensagens ou chamadas telefónicas suspeitas.

Como o objetivo é convencer a vítima de que a mensagem é legítima, levando-a a clicar em links maliciosos, é importante sensibilizar os utilizadores mais séniores a não fornecer informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito, ou dados de acesso a contas.

Pode ainda dar uma vista de olhos ao artigo que temos publicado no TechBit sobre o que fazer caso clique num link malicioso.

Cuidado com as redes sociais

Se o seu avô ou avó são ativos nas redes sociais, devem limitar, o mais possível, as informações pessoais compartilhadas nas redes sociais, especialmente as horas a que sai de casa, as horas a que chega, quando vai de férias, etc.

Pode parecer exagerado, mas os idosos devem ter muito cuidado com os utilizadores que os seguem nas redes sociais e por isso devem aceitar apenas convites de amizade de pessoas suas conhecidas.

As recomendações da SPC vão ao encontro da realidade em que vivemos em que muitos criminosos podem aproveitar-se desta inocência que os mais idosos têm para com o mundo da Internet de forma a saberem quando é que a casa vai estar vazia.

Proteger a ligação à rede

No que se refere às redes Wi-Fi, sempre que estiver fora de casa, evite aceder a redes públicas não seguras e nunca realize atividades financeiras ou aceda a informações pessoais nestas redes públicas, porque não sabemos se estão devidamente protegidas.

A SPC recomenda que, se necessário, selecione sempre que possível uma rede privada virtual (VPN) para proteger a ligação à Internet e proteger a integridade dos dispositivos e dos dados pessoais.

Este tipo de serviços pode ser configurado para ser ativado de forma automática, pelo que poderá ser uma boa ideia configurar uma VPN nos equipamentos dos mais idosos de forma a ajudar a que estes se mantenham protegidos quando ligados à rede.

Atualize os contactos

Para manter a informação correta e segura nos dispositivos tecnológicos, a SPC indica que é fundamental que os utilizadores mais séniores mantenham a lista de contatos de emergência e de familiares, sempre atualizada, caso seja necessário.

Caso recebam uma chamada de um número desconhecido, é importante que nunca forneçam informações pessoais ou financeiras em chamadas não solicitadas, devendo consultar um familiar ou amigo antes de tomar qualquer decisão.

spc zeus pro smartphone idosos

Com os 6 conselhos deixados pela SPC, os idosos podem desfrutar dos benefícios que a tecnologia lhes pode trazer de forma mais segura e confiante, garantindo que no final a experiência é sempre positiva e sem colocar ninguém em risco.

Participe no passatempo:
giveaway redmi 12

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X