Lançado em Portugal em agosto de 2021, a Starlink tem mostrado, com algumas limitações, o seu potencial para levar internet a todo o mundo.
Segundo informações de Elon Musk, a segunda geração desta tecnologia está já em desenvolvimento e permitirá ligar diretamente o smartphone à rede, sem necessidade de utilizar uma antena satélite.
Starlink 2 irá deixar de necessitar de antena para captar satélites
A Starlink é um projeto ambicioso de Elon Musk que pretende criar uma extensa rede de satélites para levar a internet a cada canto do mundo.
Embora ainda enfrente bastantes limitações e um preço elevado, este serviço está já disponível para os utilizadores de muitos países.
Através do Twitter, Elon Musk anunciou hoje que estaria a ser preparada uma segunda geração desta tecnologia.
Apontando o seu lançamento para 2023, o Starlink 2 promete a ligação diretamente ao smartphone sem a necessidade de utilizar outros equipamentos adicionais.
Atualmente é necessária uma antena e um router para que esta tecnologia funcione, passando, na nova geração, a comportar-se como uma rede 4G ou 5G.
Quanto à velocidade, no Starlink 2 continuaremos a assistir a grandes limitações, uma vez que este tecnologia apenas irá oferecer entre 2 a 4 megabits, o que equivale a apenas 0,25 e 0,5 megabytes.
Desta forma, não será uma solução para substituir as redes atuais, mas irá permitir realizar chamadas de emergência e enviar SMS em zonas remotas, além de permitir aos carros Tesla fazer chamadas de emergência.