Starlink já começou os testes para se ligar diretamente aos smartphones

O Starlink é um serviço de internet por satélite que permite ao utilizador navegar na internet a partir de qualquer lugar, mesmo os lugares mais remotos.

Para usar o serviço é necessário, atualmente, uma antena e um router específico, algo que a SpaceX quer mudar ao estar a realizar testes de ligação direta aos smartphones.

starlink
Publicidade

Starlink já testou com sucesso a ligação direta do seu serviço de satélite a um smartphone Samsung

Depois de desenvolver o seu sistema de internet por satélite, a SpaceX quer ir mais além ao eliminar a necessidade de uma antena e router específico para aceder ao serviço.

Em alternativa, está a testar a possibilidade dos satélites de baixa órbita se conectarem diretamente ao smartphone sem a necessidade de equipamentos adicionais.

Este é o foco de desenvolvimento da SpaceX nos últimos meses, com o primeiro teste de sucesso a ser partilhado por Elon Musk na rede social X.

starlink

Segundo o magnata, foi alcançada uma ligação estável de 17 Mb/s entre os satélites starlink e um smartphone Samsung sem alterações.

Embora esta velocidade seja ainda inferior ao 4G e 5G, é um grande progresso para a SpaceX que pretende que qualquer utilizador tenha sempre acesso à internet a partir de qualquer lugar do mundo, além de eliminar a necessidade do roaming.

Embora ainda seja um nicho do mercado, a SpaceX procura que as comunicações via satélite se tornem um concorrente das comunicações terrestres no futuro, sendo apenas necessário pagar uma subscrição para ter ligação à internet em todo o lado.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory