Nos últimos meses, vários foram os países que lançaram a sua aplicação de rastreio de contactos de Covid-19, algumas delas desenvolvidas sob a plataforma da Google e da Apple.
Depois de 5 meses de desenvolvimento, a aplicação portuguesa de rastreio de contacto Covid-19, StayAway Covid, foi finalmente aprovada e está já disponível para descarregar no Android e iOS.
Portugal também já tem aplicação de rastreio de contactos de Covid-19, a StayAway Covid
Desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas de Computadores, Ciência e Tecnologia (INESC TEC) em parceria com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e as empresas Keyruptive e Ubirider, a StayAway Covid, é a solução portuguesa para rastrear os contactos de Covid-19.
Depois de vários meses de desenvolvimento, a aplicação foi finalmente aprovada e disponibilizada nas lojas de aplicações do Android e iOS.
A utilização desta aplicação é totalmente voluntária e gratuita, sendo a recolha de dados feita de forma anónima.
Ao utilizar a StayAway Covid, o utilizador irá estar a partilhar com os equipamentos nas proximidades um código aleatório que será guardado pelos outros dispositivos durante pelo menos 14 dias.
Duas vezes por dia, sempre a horas diferentes, a aplicação irá ligar-se à base de dados, consultando a lista de infetados. Caso seja detetado que um infetado esteve em contacto com o utilizador nos últimos 14 dias, comparando para isso o código da pessoa infetada com os códigos registados no equipamento, irá soar um alarme que avisa a possibilidade de um contacto com alguém infetado.
No entanto, embora a app já tenha sido disponibilizada, só será apresentada e lançada oficialmente na próxima segunda-feira numa sessão que irá ser realizada, no Porto, com presença do Primeiro-Ministro António Costa.
Se quiser saber como funciona esta aplicação com detalhe, leia este nosso artigo.
[su_button url=”https://bit.ly/techbitfacebook” target=”blank” background=”#333333″ size=”8″ icon=”icon: thumbs-o-up”]Siga o Techbit no Facebook[/su_button]