fbpx

StayAway Covid – Aplicação portuguesa de rastreio de contacto Covid-19 disponível para Android e iOS

Nos últimos meses, vários foram os países que lançaram a sua aplicação de rastreio de contactos de Covid-19, algumas delas desenvolvidas sob a plataforma da Google e da Apple.

Depois de 5 meses de desenvolvimento, a aplicação portuguesa de rastreio de contacto Covid-19, StayAway Covid, foi finalmente aprovada e está já disponível para descarregar no Android e iOS.

stayaway-covid-app-portuguesa-rastreio-contacto-covid-19
Publicidade

Portugal também já tem aplicação de rastreio de contactos de Covid-19, a StayAway Covid

Desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas de Computadores, Ciência e Tecnologia (INESC TEC) em parceria com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e as empresas Keyruptive e Ubirider, a StayAway Covid, é a solução portuguesa para rastrear os contactos de Covid-19.

Depois de vários meses de desenvolvimento, a aplicação foi finalmente aprovada e disponibilizada nas lojas de aplicações do Android e iOS.

A utilização desta aplicação é totalmente voluntária e gratuita, sendo a recolha de dados feita de forma anónima.

Ao utilizar a StayAway Covid, o utilizador irá estar a partilhar com os equipamentos nas proximidades um código aleatório que será guardado pelos outros dispositivos durante pelo menos 14 dias.

app stayaway covid android ios

Duas vezes por dia, sempre a horas diferentes, a aplicação irá ligar-se à base de dados, consultando a lista de infetados. Caso seja detetado que um infetado esteve em contacto com o utilizador nos últimos 14 dias, comparando para isso o código da pessoa infetada com os códigos registados no equipamento, irá soar um alarme que avisa a possibilidade de um contacto com alguém infetado.

No entanto, embora a app já tenha sido disponibilizada, só será apresentada e lançada oficialmente na próxima segunda-feira numa sessão que irá ser realizada, no Porto, com presença do Primeiro-Ministro António Costa.

Se quiser saber como funciona esta aplicação com detalhe, leia este nosso artigo.

Siga o Techbit no Facebook

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade