fbpx

Novos SuperCharger da Tesla estão a permitir carregamento gratuito de outros carros

Durante o fim de semana começaram a surgir alguns relatos de que os carregadores da Tesla estariam a permitir carregar outras veículos de forma gratuita.

Embora tivesse sido rapidamente apelidado de bug, este poderá ser na verdade o efeito de uma transição imposta pela União Europeia.

tesla supercharger
Publicidade

SuperChargers estão a permitir carregamento gratuito de carros não Tesla

No fim de semana, o canal de YouTube alemão Nextmove revelou que tinha conseguido carregar um Volkswagen ID.3, de forma gratuita, num recém-instalado SuperCharger da Tesla. Este teste foi entretanto replicado para outros carros (VW e-Golf, VW ID.3, BMW i3, Opel Ampera-e (Chevy Bolt EV), Hyundai Kona Electric, Hyundai IONIQ Electric, Renault Zoe e Porsche Taycan) que conseguiram também realizar o carregamento sem custos.

Embora tivesse sido rapidamente apelidado de bug, a publicação CleanTechnica fez uma análise diferente e que mostra que isto poderá ser efeito secundário de uma adaptação da Tesla a uma nova imposição da União Europeia.

Os novos Superchargers abandonaram os conectores proprietários e passaram a utilizar carregadores CCS, que são compatíveis com os carregadores CCS2 presentes nos restantes veículos elétricos atuais. Desta forma, passou a ser possível conectar um carro não Tesla a estes carregadores.

A esta compatibilidade somou-se uma nova exigência da União Europeia que obriga a Tesla a garantir a compatibilidade de outros veículos a pelo menos 1 ou 2 Superchargers em cada um dos seus postos de carregamento.

tesla supercharger

Assim, a possibilidade de carregamento gratuito dos carros poderá estar relacionada com estes dois detalhes, uma vez que os SuperChargers V3 já deverão ter a compatibilidade ativa com outros carros elétricos. No entanto, o sistema ainda não deverá estar pronto para assumir esta transição.

Ao conectar um Tesla ao Supercharger, este está construído para detetar automaticamente a conta do carro e associar diretamente o carregamento, num processo totalmente simplificado e facilitado. Porém, ao conectar um carro não Tesla num Supercharge que assuma a compatibilidade com outros veículos, este não conseguirá reconhecer a conta do carro, mas irá assumir como um carregamento compatível, começando assim a carregá-lo sem que haja possibilidade de cobrar pela energia.

Esta será assim certamente uma fase de transição, enquanto a Tesla adapta o seu sistema para que possa reconhecer outros carros e cobrar pela energia cedida. No entanto, até essa transição estar completa, alguns condutores poderão ter a sorte de conseguir um carregamento gratuito.

Siga o Techbit no Facebook

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade