Uma casa inteligente constrói-se através de vários pontos da casa, incluindo as tomadas elétricas que podem tornar-se inteligentes com a Tapo P110.
Desta forma, é possível controlar equipamentos à distância (ligando e desligando a passagem de corrente) e, ao mesmo tempo, ter um controlo do gasto que está a ser feito naquela ficha em determinados períodos, podendo ajudar a fazer ajustes nos consumos da casa.
Entre programações, controlos de voz e a possibilidade de configurar modos para quando está ausente, fizemos os testes à Tapo P110 e deixamos-lhe aqui a nossa opinião sobre este pequeno equipamento.
Uma caixa tão simples como a Tapo P110
Como já é hábito nos equipamentos da TP-Link, não existem complicações associadas aos seus equipamentos. Tudo é pensado para ser user friedly e as coisas simplesmente funcionam.
A pensar nisso, e tratando-se obviamente de um equipamento simples, a caixa da Tapo P110 traz apenas a tomada inteligente e “meia dúzia” de folhas pequenas. Verdade seja dita, não é necessário mais nada.
Para iniciar, basta ligar a Tapo P110 à ficha e deverá começar a piscar uma luz laranja e verde. Depois, segue-se para a aplicação Tapo para iniciar a configuração.
Aplicação Tapo
A configuração é simples. Adiciona um novo equipamento na aplicação Tapo (disponível para Android e iOS) e siga as instruções detalhadas que a empresa lhe dá.
Após ver a luz laranja e verde na Tapo P110, confirme esta informação na aplicação e, de seguida, conecte-se à rede Wi-Fi da tomada para avançar com a configuração. Após estar conectado, avence com o processo na aplicação que será feito de forma automática assim que detetar o equipamento.
Configure a rede Wi-Fi onde a Tapo P110 vai estar sempre ligada e pronto, configuração terminada.
A partir daqui é possível definir todo o funcionamento da tomada inteligente. Consoante os equipamentos que estiverem ligados, é possível programas determinados horários para ligar e desligar a tomada (podendo ser uma grande ajuda para aparelhos que queiramos deixar ligados por pouco tempo quando saímos de casa), configurar um temporizador para determinado momento ou recorrer ao modo ausente.
Este modo permite que a tomada vá ligando e desligando, em determinados períodos, de forma aleatória para criar a ilusão de que está alguém presente em casa. Esta funcionalidade poderá ser útil com um candeeiro de forma a criar a sensação de que está alguém em casa durante a sua ausência.
Outra funcionalidade que a aplicação permite controlar são os consumos energéticos feitos através da Tapo P110. Podemos consultar a utilização energética do dia, dos últimos 30 dias e a potência atual que está a passar pela ficha.
Compatibilidade com Google Assistant e Amazon Alexa
A Tapo P110 conta com a possibilidade de trabalhar em conjunto com os assistentes inteligentes da Google e da Amazon, oferendo assim um controlo de voz ao utilizador além de poder ser inserida nas rotinas programadas.
Um dos exemplos de utilização poderá passar por configurar a assistente virtual para, após ouvir o comando “até logo”, desligar todas as tomadas definidas para tal. Desta forma, é garantido que nada fica a gastar energia de forma desnecessária quando sai de casa.
Caso não queira apostar em lâmpadas inteligentes poderá recorrer a candeeiros normais, ligados a uma Tapo P110, e definir que quando desliga o alarme das assistentes virtuais a tomada será ligada, acendendo assim a luz de forma automática.
São pequenas formas de tornar equipamentos normais em inteligentes sem dispensar grandes quantias de dinheiro.
Um pequeno equipamento com grandes funcionalidades
De forma geral a Tapo P110 mostra-se bastante capaz para o tamanho e preço que tem. Um aparelho simples, mas muito inteligente que pode dar um toque smart a toda a casa.
Além da parte inteligente associada, é ainda uma boa maneira de controlar os gastos de casa podendo analisar onde é que os consumos são mais elevados e onde pode começar a cortar no dia a dia.
Sem dúvida que, para quem já utiliza ou pondera começar a usar uma assistente virtual (Google ou Amazon) vai poder tirar ainda mais proveito da Tapo P110. A compatibilidade com as rotinas ou o simples facto de um comando de voz poder desligar ou ligar todos os equipamentos da casa torna-se uma comodidade muito bem vinda.
O modo ausente tem os seus lados positivos ao criar a ilusão de que existe alguém dentro de casa sem ter um padrão constante, sendo aleatório quando é que as tomadas vão ligar e desligar de forma a que a casa pareça ocupada.
De forma simples e discreta, o utilizador consegue controlar os gastos e dar um toque inteligente à casa podendo gerir diferentes tipos de equipamentos à distância de um clique ou de um comando de voz.
A Tapo P110 pode ser comprada por um PVP que varia entre os 10€ e os 17€.
Uma coisa que não consegui perceber meste artigo é se, fora de casa, consigo também remotamente controlar os dispositivos TAPO…
Olá, João!
Todos os equipamentos Tapo que tenham ligação Wi-Fi podem ser controlados fora de casa desde que haja uma ligação à Internet 😁