h5n8jz6xbmp7ho5wzrzkh8db7odi8k

Telegram com ordem de suspensão no Brasil por se esquecer de verificar os emails

O Supremo Tribunal Arbitral do Brasil ordenou a Google e a Apple que suspendessem o acesso ao serviço Telegram, a aplicação de mensagens, dentro do Brasil.

Ao que parece, a empresa encontra-se com diversas multas para pagar e foi acusada de não avisar os utilizadores sobre a partilha de informações falsas e de permitir o incentivo ao ódio, especialmente relacionado com Jair Bolsonaro.

telegram
Publicidade

Telegram pede desculpas por falha na verificação de emails

O CEO do Telegram, Pavel Durov, publicou uma declaração no seu canal do Telegram onde explica o que se passou e o que levou à suspensão do serviço no Brasil.

Ao que o mesmo indica, a empresa esteve sempre a verificar o email errado, acabando por não ver e não responder aos emails enviados pelo Supremo Tribunal do Brasil que, aparentemente, enviou todos os avisos para um antigo email geral da empresa e não para o endereço dedicado que o mesmo havia fornecido.

telegram

“Parece que tivemos um problema com os emails trocados entre o nosso email corporativo da telegram.org e o Supremo Tribunal do Brasil”, indica Durov.

A Telegram indica ter agora encontrado os emails enviados pelo tribunal e que se encontra atualmente a tentar resolver a situação para evitar ser banida permanentemente do território brasileiro. As acusações feitas à empresa são, maioritariamente, políticas o que não facilita o caso da empresa.

A Telegram é acusada de permitir a partilha de falsas informações e de não impor limites ou sansões a utilizadores que incentivam o ódio através da plataforma.

wechat telegram redes mensagens whatsapp

As ameaças de suspensão já haviam começado no início do ano, indicando que a Telegram não estava a responder aos pedidos feitos para combater determinadas falsas informações epalhadas através da plataforma sobre as eleições. Apenas em fevereiro houve uma resposta por parte da empresa que procedeu com a remoção de três canais do blogger Allan dos Santos, um apoiante de Bolsonaro, por alegadamente espalhar informações incorretas e incentivar a violencia.

Apesar disso, existiram algumas falhas por parte da empresa em responder aos emails do tribunal, como confirmou o próprio CEO Pavel Durov, e agora a Google, a Apple e as operadoras locais têm 5 dias para bloquear o Telegram e a Anatel tem 24 horas para implementar uma suspensão oficial.

telegram

Apesar do pedido de desculpas efetuado por Durov, a ordem de suspensão está dada por a empresa não se ter mostrado cooperativa com as ordens do tribunal. Durov indica que solicitou ao tribunal que adie a decisão de forma a poderem ter tempo para resolver todos os problemas e evitar assim o bloqueio no Brasil.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade