Telemóveis sofrem 44 ciberataques por segundo

A NordVPN alerta os utilizadores para os perigos que nem detetamos no dia a dia, como o facto de os telemóveis sofrerem 44 ciberataques por segundo e, muitos destes ataques, serem silenciosos.

Os telemóveis ultrapassaram o número oficial da população mundial no final de 2023, o que tornam estes equipamentos muito mais suscetíveis a serem uma fonte de informação valiosa para os cibercriminosos.

jovem novas tecnologias telemovel crianca smartphone telemóveis
Publicidade

Ecrãs dos telemóveis podem estar a ser espelhados sem sabermos

No final de 2023 os telemóveis ultrapassaram oficialmente a população mundial, com 5.6 mil milhões de utilizadores de telemóveis únicos e 8.6 mil milhões de ligações SIM, segundo avançam os dados da GSMA.

Com o crescente número de dispositivos disponíveis e ligados em rede, estes tornam-se alvos muito apetecíveis para os cibercriminosos, o que leva aos números atuais de que existem 44 ciberataques por segundo.

Smartphone Spc discovery

Apesar de ser uma quantidade elevada de ataques, muitos deles não são identificados e algumas formas, como o espelhamento ilegal do telemóvel, não são conhecidas pelo público em geral.

“Os hackers fazem o espelhamento ilegal para aceder a informações pessoais, obter ganhos financeiros, detetar a sua localização, roubar a sua identidade ou até para o chantagearem. Conseguem invadir o seu dispositivo sem o seu consentimento, através de malware ou spyware instalado a partir de ligações maliciosas, ataques Man-in-the-Middle ou acesso físico”

Marijus Briedis, diretor de tecnologia da NordVPN

O espelhamento do telemóvel não é, por si só, algo malicioso, trata-se apenas de um funcionalidade que permite transmitir tudo o que está a ver no ecrã para um outro ecrã externo, como a televisão, um monitor, etc.

Smartphone Spc discovery

No entanto, esta é uma ferramenta que os cibercriminosos podem utilizar de forma a conseguirem espiar e ter acesso às informações pessoais que guardamos no telemóvel.

“Quando vê fotografias ou vídeos no telemóvel, alguém que esteja a espelhar o seu dispositivo também pode ter acesso a elas e fazer capturas de ecrã, para fins potencialmente maliciosos, como chantagem, ou para conhecer a sua localização geográfica. Num telemóvel espelhado, os hackers conseguem seguir os seus movimentos através de aplicações como o Google Maps, obtendo informações sobre a sua localização e planos, especialmente se os tiver discutido em aplicações de mensagens ou mensagens de texto”

Marijus Briedis, diretor de tecnologia da NordVPN

Os indicadores de espelhamento ilegal incluem ruídos estranhos durante as chamadas, a descarga rápida da bateria, atividades aleatórias no ecrã ou um disparo no consumo de dados. Outros sinais de alarme, como inícios de sessão pouco habituais nas contas Google, do Facebook ou do iCloud, alertas falsos de vírus ou reinícios inesperados, são também sinais de alerta preocupantes.

asus zenfone 10 analise

Os piratas informáticos servem-se de vários métodos para espelhar os telemóveis. Levam muitas vezes os utilizadores a instalar o que parece ser software legítimo, mas que acaba por se revelar spyware ou malware, registando as suas atividades no ecrã.

Os cibercriminosos utilizam táticas de phishing, enviando e-mails enganosos com ligações maliciosas que, assim que se clica nelas, instalam malware no dispositivo da vítima, para que possam monitorizar a pessoa infetada. Os ataques Man-in-the-Middle também são frequentes, especialmente em redes Wi-Fi públicas não seguras, onde os hackers intercetam comunicações entre dispositivos para espiar as trocas de dados.

Os atacantes exploram vulnerabilidades nos sistemas operativos para terem acesso não autorizado a dispositivos, podendo até ter acesso físico para instalar diretamente o malware, o que permite a monitorização das atividades do dispositivo. É importante conhecer estes métodos para se proteger contra o espelhamento do telemóvel e zelar pela privacidade e segurança pessoais.

nordvpn

As recomendações da NordVPN passam por reforçar as camadas de defesa, com palavras passe únicas e verificações de dois fatores, atualizar os equipamentos assim como todas as aplicações, utilizar uma rede privada virtual (VPN), especialmente em redes públicas, e estar atento a possíveis emails de phishing, prestando atenção a erros ortográficos ou outros erros que possam parecer suspeitos.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory