Tesla acusada de mentir sobre as capacidades da função piloto automático

O California Department of Motor Vehicles (DMV) acusou a Tesla de publicidade enganosa no que diz respeito ao sistema de piloto automático da empresa que se encontra disponível para os carros elétricos, tendo avançado com vários processos em tribunal contra a empresa de Elon Musk.

O DMV acusa a Tesla de apresentar informação que pode levar ao engano e incentivar práticas de condução menos seguras para os condutores.

elon musk
Publicidade

Piloto automático da Tesla não é (para já) 100% autónomo

A função de piloto automático da Tesla promete ir do ponto A ao ponto B sem qualquer interação por parte do condutor durante todo o percurso, no entanto, a funcionalidade ainda está numa fase Beta e não se encontra 100% operacional em todos os mercados.

O DMV terá acusado a Tesla de passar indicações falsas aos clientes dizendo que o sistema será capaz de fazer o percurso sem necessitar da interação do condutor, algo que ainda não é bem verdade uma vez que se encontra em fase Beta.

tesla model 3

No site da empresa é reforçado que será necessário pagar um extra de $12,000 pelo sistema Fully Self-Driving (FSD). Como exemplo dado pela DMV, a Tesla indica que o FSD foi desenvolvido para fazer viagens de curta ou longa distância sem que seja necessário o condutor intervir na condução do carro.

No entanto, apesar da informação passada pela empresa, o sistema de condução autónoma ainda se encontra numa fase Beta, pelo que o condutor tem de estar em alerta constante do que se passa ao seu redor, assim como deve ter sempre as mãos no volante para qualquer imprevisto.

tesla carro logo

Como já foi comprovado em diversos testes e vídeos por toda a Internet, não é algo pouco comum que, para já, o condutor ainda tenha de assumir o controlo do Tesla em situações mais perigosas durante percursos, suspostamente, realizados de forma autónoma.

Os processos submetidos pelo DMV vão ao encontro da informação passada pela empresa de que o sistema que implica um custo extra aos proprietários de um Tesla ofereça a capacidade de o carro ser conduzido de forma autónoma quando na realidade esta funcionalidade ainda não se encontra 100% operacional e a própria fabricante já alertou no passado que o sistema em questão ainda não torna os seus carros autónomos.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory