Threema – Conheça a app segura de mensagens usada na série The terminal List

Com a crescente necessidade de maior segurança e privacidade online, muitas pessoas procuram hoje em dia novas aplicações de mensagens que possam garantir toda a confidencialidade das suas conversas.

Embora já existam várias soluções que prometem uma encriptação entre dispositivos, a recente série da Amazon Prime Video “The Terminal list” veio colocar em destaque uma aplicação pouco conhecida, a Threema.

Fique a conhecer esta aplicação de mensagens e perceba porque é que é considerada uma das mais seguras.

the terminal list
Publicidade

Threema – Uma app de elevada segurança para as suas conversas online

A Amazon lançou recentemente, na sua plataforma de streaming de filmes e séries, a primeira temporada de “The Terminal List“.

Inspirada no mundo militar, esta série, profunda e desconcertante, conta uma história de investigação e vingança de um SEAL contra uma força misteriosa que assassinou o seu pelotão e família.

No meio da história, o soldado, na tentativa de assegurar a privacidade e segurança das suas comunicações, decide utilizar a aplicação Threema para que as suas mensagens não sejam intercetadas.

Se ficou curioso com esta aplicação, fique a conhecer a sua origem e como pode ajudar a garantir a privacidade das suas conversas online.

O que é a app de mensagens Threema?

Lançada em 2012 por 3 developers suíços, a Threema é uma aplicação de mensagens open-source, com encriptação end-to-end, desenvolvida com o objetivo de colocar a privacidade e a segurança do utilizador sempre em primeiro lugar e evitar o abuso de dados das empresas de anúncios e dos governos.

Embora inicialmente tivesse a designação EEEMA (End-to-End Encrypted Messaging Application), a complexidade do nome levou à substituição do “EEE” por “Three”, ficando o nome “Threema”.

Com mais de 10 milhões de utilizadores nos dias de hoje, a Threema não guarda nenhum dado pessoal e garante a encriptação de todos os dados.

Como funciona o Threema?

Aplicação paga e sem dependência de terceiros

Ao contrário do Telegram, Signal, WhatsApp e outras plataformas de mensagens, o Threema é uma aplicação paga disponível para Android, iOS, AppGallery, Windows, MacOS, Linux (deb) ou Linux (rpm).

Embora muitos utilizadores possam resistir à ideia de pagar para ter uma aplicação de mensagens, esta foi a forma encontrada pelos criadores para garantir um modelo de negócio sustentável sem ter a necessidade de vender anúncios a terceiros.

Desta forma, e como é destacado pela empresa, todo a atividade é realizada “sem anúncios, sem investidores e sem conflitos de interesse, sendo a empresa totalmente financiada pelas vendas de aplicações e pelas subscrições dos clientes corporativos”.

threema

Sem número de telefone ou outros dados pessoais

Para garantir total confidencialidade do utilizador, a Threema não pede nenhum dado pessoal na criação de conta ou utilização da aplicação.

Em vez do número de telefone ou email, o utilizador é identificado pelo Threema ID, uma cadeira de caracteres aleatórios que serve de identificação exclusiva para cada pessoa.

Dentro da plataforma é depois possível associar o número de telefone ou email, um campo totalmente opcional apenas preenchido caso o utilizador assim o entenda.

Existe também a possibilidade de sincronizar os contactos com a aplicação, algo também totalmente opcional, e que é feito através de uma função hash e imediatamente excluídos do servidor.

Criptografia dupla para assegurar a privacidade

Para assegurar toda a privacidade e segurança das mensagens, o Threema utiliza uma criptografia dupla na sua plataforma.

A primeira é uma encriptação end-to-end das mensagens entre o remetente e o recetor, e, a segunda, uma camada de transporte que volta e encriptar a mensagem uma segunda vez no transporte entre o cliente e o servidor da Threema na Suiça.

 O Threema utiliza a confiável biblioteca de criptografia de código aberto NaCI. As chaves de criptografia são geradas e armazenadas de modo seguro nos dispositivos dos usuários para evitar acesso não autorizado ou cópias.

Desta forma, é garantido que todos os conteúdos como chamadas de voz e de vídeo, conversas de grupo, ficheiros, multimédia e até mensagens de status são encriptados e a sua privacidade garantida.

Para ser totalmente transparente no processo, a Threema disponibilizou um White Paper com toda a documentação referente a esta criptografia.

threema

Funcionalidades disponíveis no Threema

Ao utilizar o Threema, tal como noutros sistemas de mensagens, terá à disposição as seguintes funcionalidades:

  • Escreva mensagens e envie mensagens de voz
  • Faça chamadas de voz e de vídeo
  • Partilha de vídeos, imagens e localizações
  • Envio de qualquer tipo de ficheiro (pdf, gif animado, mp3, doc, zip, etc.)
  • Threema Web para chat através do computador
  • Criação de grupos de conversas
  • Pesquisas dentro da app
  • Tema claro e escuro
  • Respostas rápidas e silenciosas com o exclusivo recurso concordar/discordar
  • Verificação da identidade de um contacto através da digitalização do seu código QR pessoal
  • Anonimato completo das mensagens instantâneas
  • Sincronização dos seus contatos (opcional)
threema app

Threema Work – Uma solução de segurança também para empresas

Para garantir a segurança e privacidade nas mensagens empresarias, a empresa apresenta a solução Threema Work.

Além de garantir toda a confidencialidade no envio de mensagens e ficheiros, garante o cumprimento do RGPD nas comunicações e oferece uma série de funcionalidades para permitir uma melhor interação com os colaboradores (desde automações, listas de distribuição ou feeds).

É ainda possível utilizar o servidor da Threema como Gateway de comunicações empresariais ou, para casos em que é necessário máxima segurança, é possível utilizar a tecnologia da Threema num servidor da empresa de forma a garantir a propriedade de todos os dados.

O Threema é assim uma das aplicações de mensagens mais seguras do mercado, podendo ser instalada nas principais plataformas através das respetivas lojas de aplicações (Android, iOS, AppGallery, Windows, MacOS, Linux (deb), Linux (rpm) ou Web).

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory