TikTok investe na segurança de dados na Europa

O Projeto Clover, do qual faz parte o TiKTok, conta com três novas atualizações que visam melhorar a segurança dos utilizadores.

O TikTok compromete-se em questões de armazenamento de dados, supervisão por terceiros e ainda uma melhoria no controlo de dados.

smartphone tiktok redes sociais
Publicidade

TikTok trabalha em parceria com o NCC Group

O Projeto Clover trata-sede um programa construído para criar um ambiente de proteção especialmente reforçado em torno dos dados dos utilizadores europeus.

O TikTok faz parte deste projeto que conta agora com três atualizações chave ligadas à segurança de dados na Europa, sendo que essas três novas atualizações passam por:

Armazenamento de dados

Como parte do Projeto Clover, o TikTok compromete-se a armazenar os dados dos utilizadores europeus localmente estabelecendo três novos centros de dados na Europa.

data loss, dados, ciberseguranca, informatica, ransomware, hack

O primeiro centro de dados em Dublin, na Irlanda, está agora operacional e a migração dos dados dos utilizadores europeus para este centro já começou. Os dois outros centros de dados do TikTok ficarão localizados na Noruega e na Irlanda e estão em processo de construção.

Supervisão por terceiros

O TikTok contratou a NCC Group, uma empresa de segurança europeia externa, para auditar de forma independente os controlos e proteções de dados, monitorizar os fluxos de dados, fornecer uma verificação independente e comunicar quaisquer incidentes.

O NCC Group é uma empresa de cibersegurança de longa data e conceituada a nível mundial, com escritórios em toda a Europa, incluindo Portugal, Alemanha, Países Baixos, Espanha, Dinamarca e Reino Unido.

cibercrime ciberseguranca hackers internet ransomware malware

As equipas dos vários escritórios europeus e do Reino Unido vão trabalhar neste programa. O NCC Group é acreditado pelo TIBER-EU e é uma empresa CHECK aprovada pelo Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido (NCSC).

Melhoria no controlo de dados

Enquanto fornecedor independente de serviços de segurança, o Grupo NCC supervisionará vários aspetos e operações das proteções e controlos avançados de dados da rede social, como por exemplo, a monitorização do tráfego de dados que entra e sai do ambiente de dados seguro europeu para validar de forma independente que apenas tipos limitados de dados aprovados estão acessíveis a funcionários autorizados.

O Grupo NCC também vai implementar e gerir soluções de segurança com o TikTok para proteger ainda mais as interfaces de segurança que a plataforma está a construir em torno dos dados dos utilizadores europeus. O Grupo NCC realizará avaliações de segurança contínuas dos novos interfaces, da aplicação, dos centros de dados do TikTok e de outras infraestruturas empresariais, validando os tipos de dados recolhidos dos utilizadores da plataforma.

data breach seguranca informatica hacker surfshark ransomware dados roubo malware phishing dados

O Grupo NCC atuará também como fornecedor de serviços de segurança geridos para as interfaces de segurança da plataforma, monitorizando-as em tempo real para identificar e responder a tentativas de acesso suspeitas ou anormais e fornecendo garantias sobre a integridade das operações de controlos de segurança avançados.

Além disso, irá verificar se o tráfego de rede que afeta os dados dos utilizadores europeus do TikTok passa efetivamente pelas interfaces de segurança.

ciberseguranca informatica internet hackers ransomware malware sophos

“Estamos orgulhosos pelo facto do TikTok ter reconhecido o historial e os conhecimentos especializados da NCC em matéria de cibersegurança e nos ter escolhido como fornecedor independente de segurança para este projeto. O nosso escrutínio, monitorização e garantia objectivos significam que os utilizadores da plataforma na Europa e no Reino Unido podem ter confiança nas normas de segurança de dados reforçadas que o TikTok está a estabelecer, que vão além dos requisitos regulamentares europeus.”

Stephen Bailey, Diretor Global de Privacidade do NCC Group

Todos estes controlos e operações foram concebidos para garantir que os dados dos utilizadores da plataforma europeus estão seguros num ambiente especialmente concebido e seguro e que só podem ser acedidos por funcionários autorizados sob supervisão rigorosa e verificação independente.

Nos próximos meses, o TikTok e o NCC Group irão contactar os decisores políticos de toda a Europa para explicar como este sistema abrangente irá funcionar em termos práticos.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory