TikTok e MiudosSegurosNa.Net assinam parceria para educar adolescentes e pais

O TikTok está focado em fornecer à sua comunidade uma plataforma que ofereça uma experiência alegre, criativa e, acima de tudo, segura.

Para enfrentar os desafios de longa data do setor em torno da segurança dos jovens, a plataforma de entretenimento está a adotar uma abordagem holística que engloba várias vertentes.

smartphone study criancas kids jovens tiktok
Publicidade

Um passo importante é implementar a segurança desde o design, através de políticas e ferramentas disponíveis na aplicação, que proporcionem uma experiência adequada à idade dos adolescentes.

  • Quando os adolescentes começam a utilizar o TikTok, o acesso ao LIVE e às mensagens diretas é intencionalmente restringido
  • As contas dos utilizadores dos 13-15 anos são privadas por predefinição; ou a definição de tempo de ecrã diário para os adolescentes para 60 minutos por predefinição
  • Silenciar as notificações e os Níveis de Conteúdo para ajudar a proteger ainda mais a experiência de visualização.

Outro passo essencial é a colaboração com o setor e a criação de parcerias com especialistas locais.

A colaboração com uma organização conceituada como a MiudosSegurosNa.Net é fundamental para ouvir o feedback local, permitindo melhorar, bem como, partilhar as melhores práticas e acompanhar os desenvolvimentos emergentes no contexto local.

De facto, para além da parceria em curso, a MiudosSegurosNa.Net vai adaptar vários materiais de segurança do TikTok especificamente para o público português. Estes recursos serão distribuídos regularmente ao longo do ano às famílias e às instituições de ensino em Portugal.

O objetivo é aumentar significativamente a sensibilização para todo um conjunto de recursos disponíveis para garantir uma experiência online segura e responsável.

crianças geração z computador pc portatil internet digital

O projeto MiudosSegurosNa.Net é uma organização portuguesa que ajuda famílias, escolas e comunidades a promover a utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação e comunicação por menores, adolescentes e adultos.

Com o crescimento exponencial das novas tecnologias e os potenciais riscos a elas associados, a organização considera que as famílias, as escolas e as comunidades devem trabalhar em conjunto para minimizar os riscos a que os menores estão expostos online, bem como para lhes permitir maximizar os benefícios apresentados pelas tecnologias ao seu dispor.

Em 2024, e graças a esta parceria, será possível desempenhar um papel central em grandes eventos em Portugal focados no bem-estar e segurança digital. Entre eles, destacam-se a participação na Semana do Bem-Estar Digital, a 2ª Conferência Internacional para o Bem-Estar Digital, que se realiza no Porto, nos dias 3 e 4 de maio, e uma presença significativa na Global StopCyberbullying Telesummit, em outubro, ambos organizados pela Agarrados à Net, um projeto conjunto da MiudosSegurosNa.Net e da Cristiane Miranda – Coach – que conta com a participação ativa de educadores, instituições e cuidadores.

É com agrado que vemos o investimento que o TikTok está a fazer na segurança digital e no bem-estar dos jovens portugueses. Pessoalmente, vejo esta parceria como mais um reconhecimento da importância do trabalho que tenho vindo a desenvolver desde 2003.

Tito de Morais, do projeto MiudosSegurosNa.Net

Garantir a segurança da nossa comunidade, especialmente dos jovens utilizadores, é o principal objetivo do Tiktok. O envolvimento dos pais, educadores e instituições em colaboração com a MiudosSegurosNa.Net é fundamental para este objetivo. Encorajamos o diálogo contínuo sobre segurança online, utilizando uma linguagem que se adeque aos adolescentes, para criar um ambiente educativo aberto e de confiança. De facto, esta colaboração visa reunir todas as partes interessadas num compromisso partilhado de responsabilidade educativa e reciprocidade.

Chiara Nava, Trust, and Safety Partnership Manager TikTok South Europe
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory