TikTok vai impor limite de utilização a menores

Nas próximas semanas, a rede social TikTok irá implementar um limite automático de utilização nas contas pertencentes a utilizadores com menos de 18 anos de idades.

Este limite de utilização imposto pelo TikTok irá fazer com que os utilizadores menores de idade só possam assistir a conteúdos da rede social até um máximo diário de 60 minutos.

image 1 tiktok
Publicidade

Ficar mais tempo no TikTok será uma decisão consciente

Esta nova medida não irá, no entanto, impedir que os utilizadores permaneçam no TikTok. Trata-se apenas de um limite informativo que pretende avisar os mesmos de que já “perderam” uma hora na rede social, tornando-se então uma decisão consciente continuar o seu uso.

image tiktok

Ao atingir o limite de 60 minutos, o TikTok irá solicitar um código de acesso para que seja possível continuar a assistir a conteúdos da rede social. Desta forma, será então uma decisão ativa continuar a utilizar a rede social.

A decisão do limite de tempo permitido para adolescentes teve em conta uma investigação académica recente e informações dos peritos do Digital Wellness Lab, do Hospital Infantil de Boston (EUA). Embora não exista um consenso sobre quanto tempo é considerado “demasiado”, ou até mesmo o impacto do tempo de ecrã de uma forma mais ampla, os especialistas reconhecem que os adolescentes tendencialmente necessitam de algum apoio extra quando começam a explorar o mundo online de forma independente.

tiktok smartphone

Neste caso, se o limite de 60 minutos for atingido, os adolescentes serão solicitados a introduzir um código de acesso para poderem continuar a observar, exigindo-lhes que tomem uma decisão ativa no sentido de prolongar esse tempo.

Estudos revelam que quando se tem uma maior consciência sobre a forma como passamos o nosso tempo pode ajudar-nos a ser mais intencionais nas decisões tomadas.

Além do temporizador implementado nas contas dos menores de 18 anos, o TikTok também irá enviar uma notificação semanal com o resumo do tempo gasto por cada utilizador na rede social.

smartphone study criancas kids jovens

Estas funcionalidades fortalecem as robustas configurações de segurança já existentes para contas de adolescentes. Por exemplo, para idades compreendidas entre os 13-15 anos as contas são privadas por defeito, permitindo aos adolescentes fazer escolhas informadas sobre o que pretendem partilhar, quando, e com quem. As mensagens diretas só estão disponíveis para criadores com 16 ou mais anos de idade e, para fazerem uma LIVE, os membros da comunidade devem ter pelo menos 18 anos.

Ajuda familiar sobre o bem-estar digital

Os encarregados de educação têm um papel fundamental no desenvolvimento dos adolescentes, tornando-se assim um dos mais importantes parceiros do TikTok. De forma a ajudar com esta tarefa, a empresa iá acrescentar três novas funcionalidades ao Acompanhamento Familiar:

  • Limites diários de tempo de ecrã personalizados – os encarregados de educação vão poder utilizar a ferramenta Acompanhamento Familiar para personalizarem o tempo limite diários que os mais novos podem passar em frente ao ecrã (dentro do TikTok). Esta funcionalidade permite escolher diferentes limites de tempo dependendo do dia da semana, de forma a permitir conciliar a utilização da rede social com os horários escolares, férias, viagens, etc.
smartphones smartphone
  • Notificações silenciosas – apesar de as notificações permitirem que estejamos constantemente atentos ao que se passa no digital, existem momentos em que devemos desligar e ficar focados noutras tarefas. Desta forma, os encarregados de educação vão poder definir um horário para silenciar as notificações nas contas dos adolescentes. As contas de utilizadores com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos não recebem notificações push depois das 21h por defeito. Já os criadores do TikTok com idades entre os 16 e 17 anos têm as notificações push desativadas após as 22h.
  • Painel de controlo de hora do ecrã – Dentro da funcionalidade Acompanhamento Familiar, é agora possível ter acesso ao painel de tempo de utilização de ecrã referente ao TikTok. Esta funcionalidade permite aos encarregados de educação aceder aos dados de tempo de utilização da aplicação, o número de vezes que a app foi aberta pelos adolescentes e ainda uma discriminação do tempo total gasto durante o dia e a noite.

Mudanças pensadas para todos os utilizadores

Apesra de, para já, estas mudanças serem apenas pensadas para os adolescentes, o TikTok planeia alargar algumas funcionalidades a todos os seus utilizadores.

TikTok logo

Em breve, será possível todos os utilizadores da rede social definirem os seus próprios limites de tempo personalizados para cada dia da semana e um horário para silenciar as notificações push.

A empresa encontra-se ainda a trabalhar num lembrete de sono para ajudar as pessoas a planearem melhor a utilização da rede social para estar offline quando chega o momento de descansar. Para tal os utilizadores só vão ter de definir uma hora e, quando chegar o tempo, irá surgir um pop-up que irá relembrar o utilizador que são horas de desligar.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory