Como se diz na gíria popular, as crianças já nascem, hoje em dia, com o smartphone ou o tablet nas mãos.
Na verdade, as crianças estão hoje mais adaptadas do que nunca às novas tecnologias e crescem com a companhia das mais variadas aplicações e conteúdos nos equipamentos e gadgets.
De forma a perceber o que fazem online, a Kaspersky publicou agora um estudo que nos mostra quais os conteúdos e aplicações que as crianças mais consomem no tempo em que estão nos equipamentos móveis.
Kaspersky revela os conteúdos e aplicações que as crianças mais consomem online em Portugal
A Kaspersky realizou um estudo, entre os meses de junho e agosto, onde analisou os dados enviados de forma anónima pelos utilizadores da aplicação Kaspersky Safe Kids.
Nos dados referentes a Portugal, a empresa russa concluiu que 42.9% dos conteúdos consumidos estão relacionados com software, áudio e vídeo, enquanto 21.55% se relacionam com compras online e 17.55% com videojogos.
Referente às crianças que utilizam sistema Android, 29.62% do tempo foi ocupado com pesquisas no YouTube, 18.17% com o TikTok e 12.73% com o WhatsApp. O Instagram foi uma das aplicações que mais caiu, sendo a 7ª aplicação mais utilizada em Portugal pelas crianças com apenas em 4,87% do tempo dedicado a esta rede social.
Pegando nas pesquisas realizadas no YouTube, o tema mais pesquisado foram os videojogos (32.3%). Dentro desta categoria, o mais pesquisado foram os walkthroughs e os Lets´s Play, com os jogadores ingleses SSundee e MrBeast Gaming a reterem mais visualizações. Os jogos mais populares foram o Minecraft (25.9%), o Brawl Stars (4,9%) e o Roblox (4,6%).
O segundo tema mais pesquisado foi a música, tendo 18.4% das pesquisas estado relacionadas com artistas e videoclipes. Os cantores mais procurados foram a Ariana Grande e Lil Nas X, enquanto a música mais ouvida foi a Astronaut In The Ocean do Masked Wolf.
Curiosamente, a Eurovisão voltou a chamar a atenção do público mais jovem, tendo o grupo italiano Maneskin, vencedor da edição deste ano, se tornado um sucesso a nível mundial.
Já no TikTok, as músicas dos brinquedos Simple Dimple e Pop It tornam-se virais e têm recebido uma grande interação do público mais jovem.