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Sistema POS vs. Caixa registadora: Conheça as diferenças

 

O som das tradicionais caixas registadoras ainda deverá estar hoje presente na memória de muitas pessoas.

Durante muitos anos, esta foi um dos maiores símbolos associados ao retalho, assim como uma das ferramentas mais úteis para realizar contas e guardar o dinheiro.

No entanto, com a evolução do conceito das lojas e com a necessidade de gestão integrada de várias localizações, foi necessário o desenvolvimento de um sistema mais moderno que respondesse a todas as exigências do mercado.

O Point of Sale (POS) surgiu assim como uma alternativa às caixas registadores tradicionais, trazendo maior flexibilidade e um maior número de ferramentas para apoiar a gestão do negócio.

Se ainda utiliza um sistema de faturação tradicional no seu negócio, fique a conhecer as principais diferenças entre as caixas registadoras e o POS.

O que é uma caixa registadora?

Uma caixa registadora é um equipamento mecânico que serve para registar transações, realizar contas e guardar dinheiro.

Criada em 1870, esta foi uma máquina que ganhou rapidamente popularidade no retalhe e transformou-se numa ferramenta quase obrigatória em qualquer loja.

Nos modelos mais atuais, é já possível realizar alguns relatórios básicos, embora insuficientes para quem pretenda realizar uma gestão detalhada das suas vendas.

No entanto, esta é ainda a escolha de muitos negócios que confiam neste sistema para registar todas as suas transações.

O que é um sistema POS?

Um sistema Point of Sale (POS) é considerado uma reinterpretação moderna na caixa registadora.

Este é um sistema que pode ser utilizado tanto em lojas físicas como online e que permite uma gestão muito mais detalhada e integrada do negócio.

Além de registar as compras, disponibiliza ainda um conjunto alargado de ferramentas, como é o caso da gestão de stocks ou dos relatórios de vendas.

Quais as diferenças entre uma caixa registadora e um sistema POS?

Embora ambos sirvam para o mesmo propósito, ambas as soluções são bastante diferentes.

A caixa registadora disponibiliza funções básicas que permitem a execução das tarefas de faturação de dia-a-dia, como é o caso da faturação, contas e emissão de recibos.

No caso do sistema POS, este permite também realizar as mesmas funções da solução anterior, mas oferece mais funcionalidades que ajudam na gestão das restantes áreas da empresa.

Além de garantir o registo das transações e a realização de contas, oferece anda ferramentas que ajudam na gestão de stocks e de colaboradores, que permitem a criação de relatórios e projeções de vendas, assim como melhorar o serviço ao cliente e melhorar a retenção com programas de fidelização.

Esta solução torna-se assim bastante útil para quem procura fazer uma gestão centralizada de várias áreas da empresa, assim como a gestão unificada de vários pontos de venda.

Benefícios da utilização de um sistema POS

Num mundo cada vez mais competitivo, o sistema POS poderão ser uma ajuda para melhorar o processo de faturação e otimizar e agilizar a gestão das restantes operações do seu negócio.

Se está a ponderar a adoção de uma solução de Point of Sale, fique a conhecer as principais vantagens.

  • Maior flexibilidade e mobilidade – Ao contrário da caixa registadora, o sistema POS permite que os processos sejam tratados em mobilidade. Todos os pedidos e encomendas podem ser realizados em qualquer lugar da loja, permitindo que as encomendas sejam realizadas junto do cliente.
  • Poupança de tempo e custos – Com o sistema POS, é possível automatizar algumas funções que poupam tempo aos operadores e reduzem o número de tarefas repetitivas.
  • Serviço omnicanal – Os negócios hoje cruzam através de várias plataformas. Quer tenha várias localizações ou venda tanto em loja física, como online, o sistema POS permite integrar com outros sistemas de forma a centralizar toda a gestão das suas encomendas num único local.
  • Maior retenção de clientes – Com toda a informação de compras centralizada no sistema POS, é possível recorrer a sistemas de fidelização de forma a tentar aumentar a retenção de clientes e aumentar o número de vendas.
  • Relatórios e insights do negócio – Para que a gestão do negócio seja mais minuciosa, o sistema de POS permite ainda retirar relatórios do desempenho da empresa, oferecendo ainda alguns insights com previsões e tendências de mercado futuras.

 

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