Análise: Tp-Link Archer AX50 – um router com Wi-Fi 6 e ligação de até 256 equipamentos

A Tp-Link tem uma vasta gama de aparelhos de rede para diversas funções, entre eles encontramos um dos mais recentes routers da empresa, o Archer AX50, que promete muito por um preço bastante apelativo.

O Archer AX50 promete oferecer aos utilizadores uma maior cobertura de rede, a ligação de até 256 dispositivos em simultâneo sem interferências ou perdas de velocidade, Wi-Fi 6 e uma redução de latência de até 75%.

Tp-Link Archer AX50
Publicidade

Características do Archer AX50

O Archer AX50 partilha muitas características físicas com o seu irmão mais novo o Archer AX23 que já o trouxemos em análise aqui ao TechBit. No entanto, no interior, a conversa é outra.

Para começar, o Archer AX50 conta com Wi-Fi 6 com velocidades até 3Gbps (acumulada de 574 e 2402 Mbps, nas bandas de 2,4 e 5 Ghz, respetivamente). Além disso, a Tp-Link promete uma redução de até 75% na latência de forma a que os jogos, videochamadas e mesmo os streamings consigam acontecer de forma mais suave e responsiva.

Tp-Link Archer AX50

As quatro anteras presentes no router da Tp-Link permitem uma maior cobertura em termos de área total que, comparando com o router atual de operadora que tínhamos presente, podemos confirmar que é verdade, pois conseguimos ter melhor sinal em determinadas zonas onde o sinal era escasso ou nulo.

O Archer AX50 conta ainda com compatibilidade com o Tp-Link HomeCare, de forma a ajudar a proteger as redes criadas em casa ou no local de trabalho e é ainda compatível com a assistente virtual Alexa para que possa ser controlado através de diversos comandos de voz dados à assistente.

No interior do router encontramos um chip Intel Home Wi-Fi WAV654 que completa o pacote total deste router.

A configuração é simples e intuitiva como acontece com todos os equipamentos da marca, sendo realizada através da app Tether (disponível para Android e iOS) e que passa por uma simples pesquisa de equipamento, configurar o nome e password da rede em questão e começar a utilizar. Menos de 5 minutos e está completamente configurado e pronto a usar.

Mais equipamentos, menos problemas de ligação

O Archer AX50 promete aguentar a ligação de até 256 dispositivos diferentes ligados em simultâneo sem perder velocidade alguma em nenhum dos dispositivos.

O próprio router irá gerir cada um dos dispositivos ligados de forma a distribuir a velocidade de ligação de forma mais equilibrada, priorizando ligações que estejam a necessitar de maiores velocidades e deixando os equipamentos com menores necessidades com uma velocidade mais controlada.

Tp-Link Archer AX50

Desta forma, e pelos testes realizados, podemos garantir que houve uma melhoria face ao router de operador que tínhamos inicialmente instalado. Em alturas em que quase todos os dias havia falhas com a velocidade de rede por estarem vários equipamentos ligados a transmitir diferentes conteúdos de streaming, passámos a ter uma experiência sem falhas e sem redução de qualidade em qualquer hora do dia.

Com o Wi-Fi 6 disponível em alguns dispositivos conectados, a diferença de estabilidade neste tipo de serviços foi notória, mostrando que de facto o Archer AX50 estava a fazer algo de diferente em casa quando comprado com um router normal.

HomeCare

A segurança online tem vindo a tornar-se cada vez mais uma prioridade das pessoas e das empresas e, no caso da Tp-Link, o cenário não é diferente. Desta forma a empresa possuí o serviço HomeCare com o qual o Archer AX50 é compatível.

O que este serviço tem para oferecer é um maior controlo da rede criada, assim como um maior controlo do que as crianças fazem e acedem na Internet.

Dentro da aplicação Tether é possível tratar do serviço HomeCare onde poderá definir a prioridade de cada equipamento ligado ao Archer AX50, escolher quais os sites e plataformas que os dispositivos dos mais novos podem aceder e ainda conta com o antivírus integrado para proteger todos os aparelhos ligados de possíveis ameaças na rede.

O Archer Ax50 fez alguma diferença?

A resposta curta e direta à pergunta é simples: sim.

Comparando com a ligação que tínhamos antes, que deverá ser a ligação presente na grande maioria das casas atualmente, estávamos dependentes do router da operadora e do auxílio de um extensor de rede a meio do corredor da casa.

Tp-Link Archer AX50

Após a instalação do Archer AX50, uma das vantagens que notámos logo à partida é que o extensor de rede podia ser colocado um pouco mais distante do local de instalação do router uma vez que existia uma força de sinal maior, ajudando assim a prolongar a rede para o resto da casa.

Além disso, nos momentos com um maior número de equipamentos ligados em simultâneo, deixámos de ver falhas na rede e redução de velocidades uma vez que o Archer AX50 estava a gerir todos os dispositivos e impedia estas falhas de ocorrerem.

O facto da configuração ser simples e rápida permite que qualquer pessoa consiga realizar a instalação por conta própria sem problemas permitindo assim um melhor acesso a uma rede em condições sem que isso se torne numa despesa maior ou numa dor de cabeça e perda de tempo.

IMG 1957 1024x683 jpg Archer AX50

O design é que continua a ser o ponto mais fraco destes equipamentos que poderá não combinar muito bem com a envolvência de uma casa, no entanto, para a função que deve realizar este é o ponto menos relevante.

O Archer AX50 poderá ser adquirido por um PVP de 80€.

Compra recomendada techbit 2022

Agradecemos à TP-Link o envio do equipamento para testes.

Tp-Link Archer AX50

80€
9.1

Configuração Inicial

10.0/10

Estabilidade de Ligação

10.0/10

Conetividade

9.5/10

Aplicação

9.0/10

Design

7.0/10

Pros

  • Ligação de até 256 equipamentos em simultâneo
  • Configuração inicial facilitada
  • Melhoria da estabilidade da rede doméstica

Contras

  • Design pouco apelativo

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory