Transformação digital vai representar 50% do investimento nacional em TIC

Segundo os dados avançados pela IDC Directions, a transformação digital vai ser responsável por 50% de todo o investimento a nível nacional feito em TIC, com o mercado a ultrapassar os 5 mil milhões de euros ainda este ano.

Investimentos diretos em transformação digital vão acelerar para um crescimento anual médio de 16,5%, no período de 2022 a 2025.

transformacao digital
Publicidade

Investimentos na transformação digital vão até ao final de 2025

Com o foco no mercado nacional, a IDC Directions avança que Portugal irá realizar um grande investimento no que diz respeito à transformação digital nas Tecnologias da Informação e comunicação, com os valores a ultrapassarem os 5 mil milhões de euros, ainda este ano, o que equivale a mais de 50% de todo o investimento nacional até 2025.

Face a 2021, os números avançados representam um crescimento de 3.9%. Durante o presente ano, mais de 50% do investimentos em software será no modelo “as a service”.

digital transformacao conected

Os investimentos previstos para o próximo ano contam com 52% a ser utilizado para as iniciativas digitais e os investimentos diretos em transformação digital vão acelerar para um crescimento anual médio de 16,5%, no período de 2022 a 2025.

“Apesar desta aceleração, devemos ambicionar mais para Portugal e para a Europa”, diz Gabriel Coimbra, Group Vice President and Country Manager da IDC Portugal.

O sucesso de Portugal nesta economia cada vez mais digital tem de ter por base cinco pilares importantes, explica Gabriel.

thisisengineering raeng 8hgmG03spF4 unsplash transformação digital

“O tecido empresarial tem de acelerar ainda mais a transformação digital; a transição digital no Setor Público tem de ser mais rápida; Portugal tem obrigatoriamente de apostar mais na criação e atração de talento; posicionar-se como um HUB para vários ecossistemas digitais e reforçar o foco na sustentabilidade.”

3ª fase da transformação digital

Ao que a IDC aponta, Portugal está agora a entrar na 3ª fase da transformação digital, que se caracteriza por um mundo “digital-first”. Atualmente a 3ª plataforma representa já 2/3 do mercado e tudo indica que continuará a crescer dois dígitos.

O investimento em Inteligência Artificial e Realidade Aumentada/Realidade Virtual (AR/VR) irá aumentar 24,3% e 56,6%, respetivamente, até 2025. Uma das áreas de maior crescimento é a de Blockchain (34,6%).

robynne hu HOrhCnQsxnQ unsplash transformação digital

“Estamos a consolidar o desenvolvimento da 3ª plataforma, e vamos a partir de agora ver todo o mercado a adotar e a avançar com a transformação, com base nesta 3ª plataforma. Mas a 4ª plataforma está a chegar! A Web 3, o Metaverso, as tecnologias de next generation estão a começar a avançar e ninguém pode ficar para trás”.

Gabriel Coimbra, Group Vice President and Country Manager da IDC Portugal

O investimento em TI nos principais mercados verticais em Portugal vai continuar a aumentar até 2026, segundo indicam os especialistas, com os Serviços Profissionais e a Saúde a registarem o maior crescimento, com 8.1% e 7.6%, respetivamente.

Logo de seguida encontramos as áreas dos Seguros (7.3%), Governo (6.9%), Transportes, Retalho (6.2%) e Manufacturing (6.1%).

Apesar de positivo, as áreas da Banca e das Telecomunicações são as que registam um crescimento do investimento ligeiramente mais reduzido, com valores de 5.4% e 6%, respetivamente.

hj barraza l2Eb cV6a7A unsplash transformação digital

O contexto geopolítico instável causado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia poderá alterar as perfectivas económicas e de negócio para os próximos anos e as previsões de evolução.

Os setores que sentirão maior o impacto da guerra, da inflação e do respetivo abrandamento económico serão os transportes, serviços pessoais, retalho, indústria e construção.

“Não obstante continuarmos a prever crescimento para 2022 e 2023, a impacto da guerra, da inflação e do respetivo abrandamento económico fará com que o crescimento em Portugal cresça menos de 1/3 do que estava previsto”, sublinha Gabriel Coimbra.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X