Cada vez mais se houve a palavra “poupar” no ar. Com os aumentos consecutivos que temos sentido, a Hisense deixou algumas dicas que podem ajudar a poupar algum dinheiro no final do mês melhorando a forma como utiliza os eletrodomésticos em casa.
Desde o frigorifico à máquina de secar roupa, perceba o que pode fazer para melhorar os consumos dos equipamentos em casa com as dicas da Hisense.
Hisense explica como utilizar de forma mais eficiente os eletrodomésticos em casa
O frigorifico é o ponto inicial
O frigorifico é, provavelmente, o único eletrodoméstico que tem em casa que está ligado todo o dia e todos os dias da semana, até porque não pode desligar o mesmo da corrente a não ser que se ausente por maiores períodos de tempo.
Neste sentido, a Hisense alerta para a regulação da temperatura do frigorifico e do congelador, que devem ser ajustadas consoante a quantidade de alimentos no seu interior.
Nos casos em que o equipamento está mais vazio, não necessita de ter o arrefecimento num nível elevado. Por outro lado, deve evitar encher em demasia o equipamento de forma a que permita uma melhor circulação do ar no interior para que este possa fazer o seu trabalho de forma mais eficiente e da forma correta.
A Hisense alerta ainda que deve limpar o frigorifico regularmente e, claro, deve manter as portas abertas pelo menor tempo possível.
Não desperdice energia e tenha alguma cautela ao utilizar os eletrodomésticos
Portugal é um país com muita luz natural e muito sol durante grande parte do ano. A Hisense aconselha-o a utilizar, sempre que puder, a luz natural e evite acender as luzes enquanto ainda é dia.
No que diz respeito à máquina da loiça, esta pode oferecer muitas poupanças aos consumidores desde que seja utilizada como deve de ser. Uma das dicas da Hisense reforça esta ideia, indicando que o consumidor coloque o equipamento a funcionar apenas quando estiver completamente cheia.
Além disso, deve utilizar o modo ECO sempre que possível, pois estes programas vão sempre consumir menos energia que os outros. Além disso, a Hisense alerta para o facto da energia ser mais barata à noite, período ideal para colocar os eletrodomésticos a funcionar (desde que estes não façam barulho que incomode as pessoas).
No caso da máquina de lavar loiça não possuir a abertura de porta automática no fim da lavagem, a recomendação da Hisense é que o faça de forma manual para que a louça possa secar naturalmente.
Tratar da roupa também tem espaço para a poupança
A máquina de lavar a roupa permite gerir os diversos programas de várias formas. Uma recomendação da Hisense é utilizar água fria para a lavagem sempre que possível, desta forma consegue poupar energia e, também, os tecidos que são menos prejudicados.
Nos casos em que existe uma máquina de secar roupa esta pode ser uma tentação durante o inverno, mas a sua utilização deve ser moderada e ponderada.
Por melhor que seja a sua classificação energética, estes equipamentos de secagem gastam sempre alguma energia quando comparado com os restantes eletrodomésticos. Desta forma, deve tentar reduzir o tempo de secagem, de forma a que retire apenas o excesso de água da roupa, e pode colocar uma toalha limpa e seca juntamente com a roupa molhada para ajudar a reduzir o tempo de secagem.
A Hisense recomenda ainda que, sempre que possível, deve secar as cargas de roupa de forma consecutiva, de forma a aproveitar o calor já criado no secador. Além disso, deve limpar os filtros e fazer a manutenção necessária à máquina para evitar problemas e consumos maiores que o necessário.
O forno pode ser um aliado na poupança
Apesar de ser um equipamento com um gasto elevado, o forno pode também ser um grande aliado na poupança. O truque, como reforça a Hisense, é utilizar este equipamento de forma mais eficiente e para preparar várias comidas em simultâneo.
Desta forma consegue aproveitar o mesmo aquecimento para preparar diferentes refeições que pode, depois, congelar e consumir mais tarde. Uma utilização consegue assim gerar mais resultados, em vez de ligar várias vezes o forno na mesma semana para as diferentes refeições.
Por fim, todos os equipamentos de utilização esporádica devem ser ligados a um interruptor de forma a conseguir controlar quando estão de facto a consumir energia ou não, em vez de ficarem no modo standby.