Truques para reduzir o consumo de dados móveis

É daquelas pessoas que a meio do mês já não tem dados móveis disponíveis e que por mais que se esforce, nunca consegue fazê-los durar até ao início do mês seguinte?

Então fique a conhecer alguns truques, selecionados pela Selectra, que o irão ajudar a estender os seus dados móveis para o resto do mês.

smartphone captacao dados localizacao governo americano anomaly six llc (1)
Publicidade

Quais são as aplicações que consomem mais dados móveis?

Nos dias que correm, depender apenas do Wifi para aceder à internet é uma missão bastante complicada.

Seja por motivos profissionais ou até mesmo por lazer, a maior parte dos consumidores gosta de poder ter a escolha de estar sempre online e por isso tende a optar por tarifas que incluem dados móveis.

No entanto, a maioria das ofertas do mercado tem um limite pré-definido de dados mensais, o que para aqueles que gostam mais de estar “ligados”, conseguir com que estes durem até ao final do mês, pode ser um desafio.

Porém, existem alguns truques a que pode recorrer para fazer uma boa gestão do seu consumo, sendo que um dos mais importantes é saber quais as aplicações que exigem um maior consumo:

#1 Plataformas de música ou streaming

No topo da escala, surgem as aplicações de música ou filmes como o Spotify ou a Netflix. Apesar de conseguirem ser os melhores amigos de quem passa muito tempo nos transportes públicos, são também os responsáveis pelo rápido consumo de dados móveis.

Isto porque, se utilizados na sua qualidade máxima, o Spotify pode gastar por hora, cerca de 150MB, e a Amazon Prime Video, aproximadamente 6GB!

spotify

#2 Jogos

Em segundo lugar, e também uma das distrações preferidas de quem passa um tempo considerável do seu dia entre viagens, surgem os jogos online!

De facto, eles conseguem ser uma ótima companhia mas, à semelhança do que acontece com os filmes e música, também estas aplicações consomem uma alta quantia de dados móveis.

Por exemplo, o Pokemón Go gasta cerca de 10 MB por 30 minutos de jogo e o Fortnite pode chegar até aos 100MB/hora.

asus rog phone 3

#3 Redes sociais

E a ocupar o terceiro lugar do pódio, como não poderia deixar de ser, as redes sociais!

Quantas vezes não deu já por si a fazer “scroll” pelas suas páginas iniciais de Facebook ou Instagram, sem dar pelo tempo a passar?

Ora bem, esse hábito pode estar a limitar bastante o número de dados móveis que lhe sobram para as restantes tarefas. Isto é, só para ter uma noção, carregar 20 fotos no Instagram consome cerca de 8MB e navegar pelo Facebook durante 5 minutos, gasta sensivelmente 2MB.

instagram foto smartphone

Como posso poupar durante a sua utilização?

Mas nem tudo são más notícias! Existem outras maneiras de poupar sem que tenha de abdicar de utilizar as suas aplicações favoritas, e segundo a Selectra, estas são algumas das mais relevantes:

Utilize a rede Wi-Fi sempre que possível

Esta é a regra de ouro na hora de poupar dados móveis! Sempre que chega a casa ou a um espaço de restauração, por exemplo, deve desligar os seus dados e ligar-se à rede wifi disponível.

Desta forma, se precisar de aceder a alguma aplicação, irá conseguir fazê-lo sem comprometer o tráfego de internet mensal que tem disponível no seu tarifário.

Bem estar digital kaspersky tecnologia familia smartphone

Desative as atualizações e downloads automáticos

A maioria das aplicações tem ativada a opção de atualização automática, o que significa que sempre que é necessário instalar uma nova versão, o seu dispositivo está configurado para que isso seja feito sem ser necessária a sua autorização.

Assim, e para evitar gastar dados móveis de forma descontrolada, deve desativar esta opção nas configurações do seu telemóvel.

Outra coisa a ter em atenção são também os downloads automáticos dos áudios e imagens do Whatsapp, que estão ativados desde o momento em que instala a aplicação e podem ter um impacto bastante significativo no seu consumo mensal de internet.

samsung atualizacao software android

Opte por enviar mensagens de texto

É certo que as mensagens de texto já parecem estar um pouco “fora de moda”, mas a facilidade de enviar um áudio traz consigo a grande desvantagem de consumir muito mais dados móveis do que uma mensagem à moda antiga.

Instale as versões “mais leves” das aplicações

Existem várias plataformas que já disponibilizam versões mais reduzidas dos seus aplicativos, como é o caso do Facebook com o Facebook Lite.

Apesar de esta última ter uma aparência mais monótona e de não incluir todas as funções específicas da aplicação, consome bastante menos dados por um serviço praticamente idêntico.

E a diferença entre elas é bastante significativa, já que ultrapassa os 200 MB de dados utilizados!

android google

Escolha o tarifário que melhor lhe convém

E por último, e não menos importante, é ter o cuidado de escolher um tarifário que se ajuste às suas necessidades.

Isto é, se já sabe que à partida vai consumir uma quantidade elevada de dados móveis, o melhor é pensar num pacote com internet móvel ilimitada.

Apesar de o valor mensal poder ser mais elevado ao princípio, é provável que acabe por lhe compensar já que não terá de pagar o preço exorbitante que, de outra forma, lhe será cobrado caso necessite de dados adicionais.

A importância de escolher um tarifário adequado

Antes de escolher um tarifário, deve responder às seguintes questões: “Quanto é que estou disposto a pagar por um serviço móvel?” e “Preciso mesmo de um pacote de dados ilimitados ou será que consigo reparti-los durante o mês?”.

Seja qual for a sua resposta final, fique a saber que existem vários tarifários disponíveis no mercado para ambos os casos.

E mesmo dentro desse leque de opções, há preços para todas as carteiras e serviços para todo o tipo de consumidores.

Para o ajudar a escolher o tarifário mais adequado às suas necessidades, a Selectra fez um estudo de mercado e identificou aqueles que atualmente apresentam uma melhor relação custo-benefício:

internet melhores pacotes

Um pacote com 5GB a 20GB costuma ser o suficiente para cobrir as tarefas diárias de um usuário comum, no entanto se utilizar de forma recorrente plataformas de streaming ou de música, este limite poderá ser atingido rapidamente e por isso, o melhor será optar por outro tarifário que lhe permita ter mais espaço de manobra:

internet ilimitada

No entanto, estes são apenas alguns exemplos que deverá ter como exemplo, sendo que importa ter em conta que um tarifário que seja rentável para si, não significa que continue a sê-lo para um familiar seu e por isso, o melhor é estar atento às características que cada operadora oferece, ou entrar em contacto com uma empresa que faça esse trabalho de seleção por si.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade