A TSMC está a preparar-se para iniciar o desenvolvimento do processo de fabrico de semicondutores em 2 nm.
Apple e Nvidia deverão ser os primeiros clientes a usufruir desta tecnologia.
TSMC começa a preparar tecnologia de fabrico em 2 nm
A TSMC estará a iniciar a preparação para desenvolver o processo de fabrico de semicondutores em 2 nm.
Embora ainda não confirme estas movimentações, a empresa taiwanesa deverá ter movido vários engenheiros para a fábrica Zhuke research and development (R&D), aquela que deverá ser a casa deste desenvolvimento que deverá crescer em 6 fases para albergar a produção em massa.
A equipa responsável por desenvolver este tecnologia deverá ter 1000 especialistas que deverão realizar já os primeiros testes de produção este ano com as primeiras 1000 unidades.
Os desenvolvimentos continuam em 2024, com uma produção em sprint para avaliar os riscos e possíveis falhas de produção, estando a produção em massa agendada para 2025.
A Apple e a Nvidia deverão ser as primeiras clientes para os chips de 2 nm, usufruindo assim da melhoria de desempenho, eficiência energética e aquecimento.
Para esta produção, a TSMC deverá também contar um sistema de inteligência artificial desenvolvido em parceria com a TSMC que irá permitir melhorar a eficiência energética, reduzir as emissões de carbono e acelerar os testes de eficiência de produção.