UE planeia lançamento do IRIS2, um sistema concorrente ao Starlink

A União Europeia e o Parlamento Europeu chegaram a acordo para o lançamento do projeto IRIS2.

Este será a grande aposta da Europa ao Starlink de Elon Musk, procurando criar a própria constelação de satélites para a criação de uma rede de internet própria.

iris2
Publicidade

UE aposta na criação do IRIS2, o seu próprio serviço de internet por satélite

A União Europeia está a planear desenvolver o seu próprio serviço de internet por satélite na tentativa de alcançar uma autonomia estratégica nesta tecnologia de futuro.

A órbita terrestre baixa (LEO) está hoje repleta de constelações de satélite lançadas por diversos países a nível mundial, enquanto as empresas na União Europeia têm tardado na implementação desta tecnologia devido aos altos custos de financiamento destes projetos.

Nesse sentido, foi lançado o Programa de Conectividade Segura que irá promover sinergias entre o privados e setor público para criar um sistema de internet por satélite entre 2023 e 2027.

Para cumprir este objetivo, foi alocado um orçamento de 6 mil milhões, dos quais 2.4 mil milhões serão do Marco Financeiro plurianual (MFP) 2021-2027 e os restantes pela ESA e por entidades privadas.

satelite

Desta forma pretende-se assim que a IRIS2 (Infraestrutura para a Resistência, Interconectividade e Segurança por Satélite) se transforme numa infraestrutura crítica de alternativa aos meios terrestres e uma forma de ligação segura e livre de interrupções para qualquer país.

Embora seja dirigida aos países da União Europeia, este projeto pretende também beneficiar outras zonas de interesse estratégico como é o caso do Ártico e de África.

Além de ter como objetivo a utilização de comunicações seguras entre estados e de se tornar um ponto de acesso à internet alternativo em caso calamidade, o IRIS2 deverá também chegar ao mercado residencial através de contratos com operadoras privadas.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory