UNESCO quer proibir smartphones nas escolas

A utilização dos smartphones na escola é algo que levanta hoje muitas discussões, havendo a dúvida se a utilização da tecnologia é efetivamente algo benéfico para as crianças.

Considerando os prós e os contras da utilização destes equipamentos, a UNESCO pretende que o uso de smartphones nas escolas seja proíbido.

criancas smartphone seguranca online unesco
Publicidade

UNESCO quer smartphones proibidos nas escolas a nível mundial

Com o avanço da tecnologia, são cada vez mais as crianças que possuem o seu próprio smartphone e que o levam diariamente para a escola.

Isto é algo que tem levado a grandes discussões a nível mundial, com a França a ter proibido estes equipamentos em 2018, enquanto a Holanda pretende inserir essa lei já em 2024.

Este assunto teve agora o parecer da UNESCO que, numa informação publicada, revelou que existem indícios de que o uso excessivo dos smartphones está associado a um pior rendimento académico e que tem também efeitos negativos na estabilidade emocional das crianças.

Face a estes resultados, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura pretende acabar com os smartphones nas escolas.

zoom focus mode crianca casa estudo aulas pc

UNESCO considera interação aluno-professor como chave

Na sua comunicação, a UNESCO ressalva que a tecnologia foi algo bastante necessário e útil durante a pandemia e o confinamento, mas que esta não deve tomar um papel central na educação pós pandemia.

Afirma que a tecnologia pode e deve ser utilizada para melhorar a experiência de aprendizagem, mas que não deverá substituir a interação humana que existe com os professores.

criancas smartphone seguranca online

Uso excessivo pode ter efeitos negativos na aprendizagem

Outro ponto destacado pela UNESCO é o efeito na aprendizagem.

Segundo o estudo, os dados apontam para uma correlação negativa entre o uso excessivo da tecnologia e o rendimento escolar, podendo-se englobar nesta categoria tanto os smartphones como os tablets e os computadores.

Estes equipamentos poderão distrair e perturbar as crianças, levando a um impacto significativo na sua capacidade de aprendizagem.

Ministério da Educação escola educacao crianca computador

Não há provas que a tecnologia seja realmente benéfico na educação

Outro argumento usado pela UNESCO prende-se na real utilidade da tecnologia no processo de aprendizagem.

Segundo o estudo, não há evidências claras que o uso de smartphones e outros equipamentos adicione valor à educação, referindo que esse é um argumento utilizado por empresas privadas que vendem serviços de aprendizagem digital.

jovem novas tecnologias telemovel crianca smartphone

UNESCO quer alargar proibição de smartphones nas escolas

Face a estes dados, a UNESCO pretende que os restantes países sigam o exemplo da Franca e da Holanda e que comecem a proibir a utilização dos smartphones durante o período de aulas de forma a melhorar o aproveitamento escolar.

Participe no passatempo:
giveaway redmi 12

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X