A utilização da internet nos aviões é algo ainda muito limitado, com as redes WiFi a serem caras e a apresentarem baixas velocidades.
No entanto, a União Europeia poderá estar a preparar-se para reformular esta política, passando a permitir a utilização do 5G nos transportes aéreos.
5G passará a poder ser utilizado nos aviões
Aceder à internet durante um voo é hoje um serviço muito limitado e lento e cujo custo é demasiado elevado para a maior parte dos utilizadores.
Para simplificar este serviço, a União Europeia prepara-se para mudar a lei de forma a permitir a utilização do 5G a bordo dos aviões.
Muito em breve, serão disponibilizadas frequências de 5G durante o voo que irá permitir às companhias fornecer esta tecnologia aos seus clientes, tal como as gerações anteriores, para que possam usufruir de uma ligação estável e rápida durante o voo.
Isto vai ser possível graças à utilização de “Picocell” um equipamento de rede especial que irá permitir aos utilizadores ligar e encaminhar chamadas, mensagens de texto e dados entre o avião e a rede móvel terrestre.
Além disso, a União Europeia irá alterar também a disponibilização do WiFi 5 GHz em transportes públicos (autocarros, táxis e outros serviços) permitindo aos utilizadores tirarem melhor proveito durante as viagens. A disponibilização destas faixas de frequência deverá estar concluída até 23 de junho de 2023.