A União Europeia está a planear uma série de alterações à lei europeia referentes à carta de condução.
Proposta inclui a criação de uma carta de condução digital válida em toda a Europa.
Carta de condução digital pode chegar em breve a toda a Europa
No âmbito da iniciativa Vision Zero, que pretende reduzir a zero o número de mortes na estrada até 2050, a Comissão Europeia propôs uma série de propostas de alteração de lei relacionadas com a carta de condução.
Estas alterações incluem a possibilidade de tirar carta aos 17 anos, o período probatório de 2 anos com tolerância zero ao álcool e a criação de uma carta de condução digital válida em todo o território europeu.
Atualmente muitos países, como é o caso de Portugal, já dispõe de uma carta digital válida, embora só seja válida dentro do território português.
A ideia é ampliar este sistema para todos os estados-membros, permitindo reduzir a quantidade de plástico gasta neste sistema, além de permitir simplificar a substituição, renovação ou troca deste documento através de processos digitais.
Além disso, é ainda pretendido que as regras de trânsito e as suas penalizações sejam aplicáveis em toda a União Europeia, permitindo assim que a carta de condução possa ser confiscada em qualquer país.
Estas propostas estão agora a ser avaliadas pelo Parlamento e Conselho Europeu e, caso aprovadas, tornarão esta sistema no primeiro do género a nível mundial.