União Europeia poderá obrigar Apple a aceitar outras lojas de aplicações no iOS

Com a União Europeia a apertar as regras de concorrência, poderemos assistir em breve a uma grande revolução no modo de instalar aplicações no iPhone e iPad.

A Apple poderá ser obrigada em breve a aceitar lojas de terceiros nos seus sistemas operativos móveis.

iphone 12
Publicidade

Apple poderá permitir a instalação de aplicações através de lojas de terceiros no iOS e iPadOS

A União Europeia tem estado no encalço das grandes empresas tecnológicas de forma a tentar regulamentar grande parte das suas práticas, tanto a nível de tributação como de concorrência.

Depois da Lei dos Mercados Digitais ter sido aprovada e entrar em vigor a 2 de maio de 2023, muitas mudanças poderão agora ter de ser realizadas em vários serviços e plataformas.

No caso da Apple, a Bloomberg avançou que podermos assistir em breve a uma grande transformação do ecossistema da Apple.

iphone ios 14 pip

Segundo a publicação, a empresa americana poderá ser obrigada a aceitar a instalação de aplicações através de lojas de terceiros, algo que a Apple hoje aceita, mas contorna justificando com problemas de segurança.

Embora este seja um argumento válido, existe também a questão desta ser uma grande fonte de rendimento da marca, uma vez que é cobrada uma comissão de 30% sobre cada venda realizada na sua loja.

Caso isto se confirme, em 2024 tanto no iPhone (iOS) como no iPad (iPadOS) poderão passar a existir outras fontes de aplicações como acontece no Android.

apple iphone

Apple poderá tentar contornar novas regras, exigindo um valor para verificar segurança das novas instalações

Para permitir as aplicações de terceiros, a Apple terá de aplicar várias alterações nos seus sistemas operativos de forma a permitir integrar estas novas lojas.

Segundo a Bloomberg, essa tarefa está já nas mãos do responsável de engenharia de software, Andreas Wendker, estando também a ser acompanhado por Jeff Robbin, chefe de equipa de software.

Estão também a ser estudadas outras hipóteses caso a empresa seja obrigada a aceitar lojas de terceiros, estando equacionada uma verificação de segurança a todas as aplicações instaladas fora da App Store, com a Apple a cobrar uma tarifa por cada operação. No entanto, não é certo que esta medida seja aceite pela União Europeia.

nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory