Unique Portugal – Nova aplicação para pessoas que vivem com doenças de sobrecarga lisossomal

Para ajudar as pessoas com doenças de sobrecarga lissomal, a Sanofi lançou a Unique Portugal, uma app que promete ajudar doentes, familiares e cuidadores.

Unique Portugal – Uma app para pessoas com doenças de sobrecarga lisossomal

A Sanofi, com o apoio da Associação Portuguesa de Doenças do Lisossoma (APL), lançou uma nova aplicação para apoiar a jornada dos doentes que veem a sua vida condicionada pelas doenças de sobrecarga lisossomal.

A aplicação Unique Portugal reúne um conjunto de funcionalidades úteis para estes doentes raros tendo em vista a melhoria da sua qualidade de vida, com conteúdos dedicados às doenças de Gaucher, de Fabry, de Pompe e de Mucopolissacaridose tipo I (MPS I), podendo mais tarde serem incluídas outras patologias.

Publicidade

A Unique Portugal destaca-se como uma plataforma digital de fácil acesso e utilização e conta com informação fidedigna que se torna útil na gestão da doença por parte dos próprios doentes, dos seus cuidadores, familiares e amigos.

Adicionalmente, os utilizadores poderão personalizar a informação, criando alertas para a medicação e registos diários de monitorização – que podem ser exportados para partilha com o médico especialista.

Na nova aplicação é ainda possível aceder a notícias, aceitar desafios semanais para o corpo, a mente e o espírito, deliciar-se com receitas e dicas nutricionais e realizar exercícios para verificar o nível de condição física, bem como exercícios adaptados para algumas destas doenças em específico.

“Um doente com uma doença rara é por norma um doente crónico pelo que esta aplicação foi idealizada como ferramenta de apoio contínuo ao doente no dia a dia. Cada funcionalidade visa responder a uma necessidade sentida pela pessoa que vive com uma doença de sobrecarga lisossomal. O nosso propósito é procurar avanços da ciência que nos ajudem a melhorar a vida das pessoas e procuramos fazê-lo igualmente através das novas tecnologias e do nosso apoio junto das comunidades”

Margarida Morais, Therapeutic Area Lead Specialty Care da Sanofi Portugal.

O acesso contínuo a informação credível é fundamental para uma maior capacitação dos doentes. Com a criação da Unique Portugal e com todos os conteúdos, informações e desafios inerentes à mesma, surge uma nova forma de encarar as doenças de sobrecarga lisossomal que poderá contribuir para melhorar a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias

António Silva, APL

A aplicação Unique Portugal está já disponível para para as principais plataformas mobile, podendo ser descarregada na App Store ou na Google Play.

O que são doenças de sobrecarga lisossomal?

Nos últimos anos, estudos acerca das doenças de sobrecarga lisossomal – como as doenças de Gaucher, de Fabry, de Pompe ou MPS I, que são consideradas doenças raras, permitiram conhecer as variações genéticas associadas à doença, bem como a sua incidência na população portuguesa.

Em Portugal, a prevalência deste grupo de patologias em recém-nascidos é de 25 por cada 100.000 nados vivos.

As doenças de sobrecarga lisossomal são variadas e cada uma delas afeta vários sistemas de órgãos. Para cada uma das doenças, os doentes podem apresentar uma ampla variedade de sinais e sintomas, com maior ou menor gravidade, sendo que as primeiras manifestações das doenças podem surgir em idade pediátrica ou já em idade adulta.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory