UPS são cruciais para a proteção de dados com o setor de energia na mira dos cibercriminosos

O setor da Energia tem estado cada vez mais na mira dos hackers, algo que poderá levar a cortes constantes no fornecimento de eletricidade. Como tal, uma UPS poderá ser a salvação para muitas empresas e para diversos utilizadores individuais.

As UPS podem evitar que se perca informação importante ao mesmo tempo que evitam danos causados nos equipamentos devido a picos de corrente ou cortes bruscos no fornecimento de energia aos dispositivos.

hp pc computador monitor portatil
Publicidade

Eaton indica que o uso de uma UPS é imprescindível

A Eaton, empresa líder na gestão de energia, ressalva, em comunicado, a importância que tem o uso de uma UPS de forma a proteger a informação mais importante, em especial nestes momentos em que existem diversos desafios energéticos na ribalta.

O aumento do consumo energético em conjunto com o atual contexto geopolítico acabaram por ter um grande impacto em todo o sistema energético europeu, tanto a nível dos preços como também a nível da própria segurança.

firmware hp

Este cenário acaba por se traduzir em diversas alterações contínuas na rede elétrica, apagões ou cortes de corrente inesperados, que podem originar de forma fácil a perda de informação ou a avaria de equipamentos mais sensíveis.

As UPS conseguem detetar uma qualquer ameaça ou anomalia de funcionamento de forma imediata. Por exemplo, os ciberataques, podem afetar as voltagens e os valores habituais de energia. Como as UPS têm baterias integradas acabam por conseguir desempenhar um papel relevante nestes momentos, permitindo assim o backup e uma filtragem da fonte de alimentação.

De forma resumida, acabam por servir como uma espécie de proteção contra picos/cargas elétricas, o que poderá ser vital para assegurar a continuidade do funcionamento de diversos equipamentos eletrónicos. Desta forma, tendo uma UPS, caso ocorra algum problema energético os utilizadores vão poder manter o correto funcionamento dos equipamentos de forma a salvaguardar a informação e encerrar os dispositivos de forma correta e segura.

cibersegurança woman office work pc

“O aumento da procura energética conduzirá inevitavelmente a cortes de energia mais frequentes. Aqui, as UPS são as grandes aliadas das famílias e das empresas, assegurando a continuidade das operações, mas, mais importante ainda, a proteção dos dados. Os consumidores devem informar-se sobre as reais vantagens das UPS e estar conscientes que a proteção dos dados não se esgota nas soluções orientadas para o cibercrime, em causa está também a integridade e a disponibilidade da informação.”

Filipa Soares, Channel Manager da Eaton Portugal
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory