Utilizadores Apple estão a ser vitimas de um ataque de redefinir a password

Vários utilizadores Apple têm reportado uma tentativa de ataque insistente que os leva a crer que têm de fazer um reset à password da conta Apple.

O ataque começa com o surgimento de uma mensagem de sistema constantemente a pedir que o utilizador proceda ao reset da password da conta. Ao falhar com o reset, o utilizador será então contactado por um suposto funcionário, e aqui começa o verdadeiro ataque.

iphone
Publicidade

Utilizadores Apple devem permanecer atentos a mensagens de sistema constantes

O ataque direcionado aos utilizadores Apple começa de forma bastante simples. O sistema dispara constantes mensagens a solicitar que o utilizador proceda ao reset da password da conta Apple, algo que parece ser bastante normal, não fosse a insistência com que estas mensagens surgem ao utilizador.

Após várias tentativas falhadas em proceder com o solicitado, os utilizadores são então contactados por um suposto funcionário da empresa. Aqui começa a fase crucial do ataque, uma vez que este funcionário vai tentar fazer de tudo para que o utilizador partilhe os dados de login da conta para que este possa ajudar com a situação.

iphone 14 pro

Ao entregar as credências da conta pessoal, o utilizador garante o acesso a todos os dados agregados à conta, desde informação bancária a contactos.

Este método tem sido partilhado em diversas plataformas uma vez que as mensagens tornam-se bastante insistentes e surgem em todos os equipamentos Apple.

funcionalidade SOS satelite apple iphone 14

Parth Patel partilhou a experiência na rede social X, onde o empresário indica ter começado a receber diversas mensagens nos diversos equipamentos da empresa a solicitar o reset da password. Depois de cancelar várias mensagens destas, o empresário foi então contactado pelo suposto funcionário da Apple.

Um ponto interessante é que a identificação de quem está a ligar é identificada como sendo do suporte da Apple. Durante a chamada, o atacante sabia várias informações sobre Parth Patel, como o email, número de telemóvel e morada. O empresário apenas desconfiou de todo o esquema quando o funcionário não sabia o nome correto do cliente.

Os utilizadores devem ficar atentos a mensagens de sistema semelhante e, caso aconteça, devem ignorar estas notificações assim como a chamada que vão receber posteriormente do suposto serviço de apoio ao cliente da Apple.

Participe no passatempo:
giveaway redmi 12

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X