Cinco vantagens de incorporar realidade aumentada no comércio online

A realidade aumentada tem evoluído rapidamente nos últimos anos e é hoje uma ferramenta bastante válida para grande parte dos negócios.

Descubra 5 vantagens que pode usufruir ao incorporar esta tecnologia no seu negócio online, uma lista feita por André Romão, CEO da Toogas.

realidade aumentada
Publicidade

Conheça as vantagens da realidade aumentada para o e-commerce

A incorporação de tecnologias emergentes tem sido um fator-chave no sucesso e expansão no e-commerce. Entre as inovações disponíveis, a Realidade Aumentada – que consiste na sobreposição de elementos virtuais  (como imagens 3D) sobre o ambiente físico através de dispositivos eletrónicos – tem-se destacado como uma ferramenta poderosa com potencial de revolucionar a experiência do consumidor e impulsionar as vendas online. 

A sua aplicação no e-commerce tem potencial para proporcionar uma experiência de compra mais imersiva, interativa e personalizada, com impacto em vários fatores, nomeadamente:

1. Melhoria da experiência do utilizador (UX). A realidade aumentada permite ao consumidor visualizar e interagir com os produtos de forma mais realista, oferecendo uma melhor compreensão das características, dimensões e funcionalidades dos artigos. Por exemplo, a IKEA lançou a aplicação IKEA Place, que utiliza a tecnologia AR para permitir aos clientes visualizar móveis e objetos de decoração no espaço da sua casa antes de efetuar a compra.

2. Redução das taxas de devolução. Com a possibilidade de experimentar e visualizar os produtos de forma mais precisa, os consumidores tendem a fazer escolhas mais acertadas reduzindo, assim, as devoluções e todos os custos associados aos serviços pós-venda. No setor de moda, por exemplo, empresas como a Warby Parker e a Gucci utilizam a realidade aumentada para permitir que os clientes experimentem virtualmente óculos ou sapatos, garantindo um melhor ajuste e satisfação.

3. Aumento da taxa de conversão. A implementação de funcionalidades AR no e-commerce pode levar a um aumento na taxa de conversão, uma vez que os consumidores têm maior confiança na qualidade e adequação dos produtos. A aplicação Sephora Virtual Artist, por exemplo, permite aos clientes testar virtualmente maquilhagem e encontrar as cores e produtos ideais para a sua textura e tom de pele individual.

4. Diferenciação competitiva. A adoção de tecnologias de realidade aumentada pode proporcionar uma vantagem competitiva no mercado, atraindo mais clientes e aumentando o engagement. Empresas como a LEGO e a Converse têm desenvolvido aplicações AR para permitir aos consumidores interagir com os produtos.

5. Otimização da logística e gestão de inventário. A realidade aumentada também pode ser utilizada para melhorar a eficiência e precisão na gestão de inventário e logística. Aplicações AR podem ajudar os funcionários a localizar produtos nos armazéns, agilizar o processo de embalagem, otimizar o espaço de armazenamento, ler e contar automaticamente as entradas de stock, entre outros.

google arcore realidade aumentada

É extremamente importante que as empresas se consigam antecipar e adaptar-se a estas tendências emergentes, pois vão estar, certamente, melhor posicionadas para atrair e reter clientes através de uma experiência de compra superior e diferenciadora.

À medida que a tecnologia AR evolui e se torna mais acessível, é provável que vejamos um aumento da sua aplicação no e-commerce e uma maior integração com outras tecnologias, como a inteligência artificial e a Internet das Coisas (IoT). Com consumidores cada vez mais exigentes e ávidos por experiências de compra inovadoras, a Realidade Aumentada assume-se um aliado valioso para as empresas que procuram destacar-se e prosperar no mercado digital.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory