Verifique se os seus dados foram roubados no recente ataque à TAP

A TAP foi alvo de um ataque informático que acabou por divulgar os dados de 1,5 milhões de clientes e parceiros da companhia aérea. Essa informação já foi atualizada e colocada à disposição de todos os interessados que queiram saber se fazem parte da lista de clientes afetados pelo problema ou não.

A plataforma Have I Been Pawned é já conhecida por ser uma das maiores bases de dados de ataques informáticos e já tem informação atualizada do recente ataque à TAP.

TAP Have I Been Pawned
Publicidade

Confirmação de roubo durante o ataque à TAP

No passado dia 31 de agosto a companhia aérea TAP foi alvo de um ataque informático que viria a ser divulgado de forma pública apenas na segunda-feira passada, dia 19 de setembro de 2022. Durante este ataque, os hackers do grupo Ragnar Locker terão acedido aos dados de pelo menos 1,5 milhões de clientes e parceiros da empresa.

Estes dados foram posteriormente publicado num ficheiro com 581 GB após a TAP se ter recusado a pagar a quantia solicitada pelos atacantes afim de evitar a divulgação da informação obtida. Juntamente com a informação foi ainda deixada uma carta do grupo de hackers onde estes indicaram continuarem a ter acesso aos sistemas da companhia aérea.

Hacker PC Virus Ataque Ransomware Nobelium ciberataques

Entretanto, uma das maiores bases de dados de ataque informáticos já tem toda a informação referente ao ataque e, assim, é possível pesquisar quem foi afetado pelo ataque e quem não foi.

A utilização da plataforma é simples, basta aceder ao website da Have I Been Pawned, colocar o número de telemóvel (com o indicativo do país) ou o email, e pesquisar. Após uns breves segundos irá aparecer todos os ataques informáticos de que fazem parte os números de telemóvel ou email colocados no campo de pesquisa.

TAP AIr aviao avioes

Estes ataques vão desde o mais recente realizado à TAP até aos mais antigos ainda do tempo do MySpace.

A plataforma não avança muito mais que esta informação, dando a conhecer apenas onde é que os dados foram divulgados e explicando de forma resumida de que ataque se trata e qual a empresa afetada, no entanto pode ser uma boa forma de perceber se deve, ou não, alterar as credenciais da sua conta e reforçar a atenção a futuras chamadas ou mensagens que possa receber de números desconhecidos.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory