A TAP foi alvo de um ataque informático que acabou por divulgar os dados de 1,5 milhões de clientes e parceiros da companhia aérea. Essa informação já foi atualizada e colocada à disposição de todos os interessados que queiram saber se fazem parte da lista de clientes afetados pelo problema ou não.
A plataforma Have I Been Pawned é já conhecida por ser uma das maiores bases de dados de ataques informáticos e já tem informação atualizada do recente ataque à TAP.
Confirmação de roubo durante o ataque à TAP
No passado dia 31 de agosto a companhia aérea TAP foi alvo de um ataque informático que viria a ser divulgado de forma pública apenas na segunda-feira passada, dia 19 de setembro de 2022. Durante este ataque, os hackers do grupo Ragnar Locker terão acedido aos dados de pelo menos 1,5 milhões de clientes e parceiros da empresa.
Estes dados foram posteriormente publicado num ficheiro com 581 GB após a TAP se ter recusado a pagar a quantia solicitada pelos atacantes afim de evitar a divulgação da informação obtida. Juntamente com a informação foi ainda deixada uma carta do grupo de hackers onde estes indicaram continuarem a ter acesso aos sistemas da companhia aérea.
Entretanto, uma das maiores bases de dados de ataque informáticos já tem toda a informação referente ao ataque e, assim, é possível pesquisar quem foi afetado pelo ataque e quem não foi.
A utilização da plataforma é simples, basta aceder ao website da Have I Been Pawned, colocar o número de telemóvel (com o indicativo do país) ou o email, e pesquisar. Após uns breves segundos irá aparecer todos os ataques informáticos de que fazem parte os números de telemóvel ou email colocados no campo de pesquisa.
Estes ataques vão desde o mais recente realizado à TAP até aos mais antigos ainda do tempo do MySpace.
A plataforma não avança muito mais que esta informação, dando a conhecer apenas onde é que os dados foram divulgados e explicando de forma resumida de que ataque se trata e qual a empresa afetada, no entanto pode ser uma boa forma de perceber se deve, ou não, alterar as credenciais da sua conta e reforçar a atenção a futuras chamadas ou mensagens que possa receber de números desconhecidos.