Via Verde acusada de alegado esquema fraudulento

São inúmeras as reclamações que estão a chegar ao Portal da Queixa contra a Via Verde onde os consumidores se queixam de um alegado esquema levado a cabo pela própria empresa.

Pelo que os consumidores indicam a Via Verde está a solicitar aos clientes que troquem os identificadores das suas viaturas por estes estarem com algum problema, algo que não é confirmado pelos utilizadores que indicam estar tudo normal com os seus identificadores.

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E-mails sobre problemas nos identificadores estão na origem das reclamações à Via Verde

O Portal da Queixa divulgou a informação com um apanhado de inúmeras reclamações inseridas recentemente na plataforma com um conteúdo semelhante dirigido à Via Verde.

Os consumidores estão descontentes por, alegadamente, a empresa estar a levar a cabo um esquema fraudulento que pretende obrigar os utilizadores a trocarem os identificadores que utilizam por uns novos devido a um suposto problema no funcionamento.

Ao que todos os queixosos indicam, os seus identificadores não apresentam qualquer problema na utilização e a utilização dos mesmos nos postos da Via Verde e outros locais tem decorrido com a mesma normalidade de sempre.

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O Portal da Queixa alerta para o facto de a empresa Via Verde estar a ter um crescimento de 50% no número de reclamações no mês de novembro quando comparado com o mês anterior. A plataforma analisou a situação e detetou que o motivo deste aumento está relacionado com uma comunicação da empresa que está a ser enviada aos clientes, onde informa sobre o registo de falhas no identificador do aderente e solicita a sua substituição.

Segundo descrevem os consumidores nas reclamações apresentadas, o caso envolve vários e-mails que estão a ser enviados pela empresa aos clientes, onde esta informa que o dispositivo do cliente não está a funcionar corretamente e, por esse motivo, deverá regularizar a situação procedendo à substituição do aparelho, o que, na opinião dos queixosos tratar-se-á de “uma estratégia para o cliente aderir a uma nova modalidade de pagamento mensal ou anual sobre o equipamento” e denunciam que a empresa “está a agir de má fé e enganar os clientes”.

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As queixas dos consumidores

Flávia Martins apresentou a sua reclamação no Portal da Queixa onde relatou que “A Via Verde está a agir de má fé para com os utentes no sentido em que está constantemente a enviar e-mails aos consumidores a dizer que os identificadores se encontram com falhas quando isso é mentira, os identificadores em questão passam todos a verde nas portagens e os e-mails são constantes.”.

A consumidora continua a explicar a situação dando a entender que o objetivo da empresa é forçar os clientes a mudar o plano de pagamento atual através da substituição do equipamento. “A Via Verde está a arranjar uma forma de obrigar os consumidores que pagaram os seus identificadores a fazer um plano anual ou mensal de pagamentos para que a sua receita seja sempre efetiva. Isto é burla e estão a obrigar os consumidores a aderir a um serviço que não faz qualquer sentido.”

portal da queixa site

Jorge Ribeiro também demonstrou o seu descontentamento com a situação e concorda que se trata apenas de uma forma da empresa o obrigar a aderir a um plano de pagamentos mensal ou anual. “Recebi um email e mensagem no dia 29-10-2022 da Via Verde para regularizar a situação, a dizer que o meu identificador não estaria a funcionar corretamente e que seria necessário a sua substituição. O meu identificador continua a registar as passagens sem problema algum e a acender a luz verde.”

Jorge avança ainda com uma critica ao sistema pois, não havendo outra alternativa, começa a parecer um abuso de poder por parte da empresa.

“Tenho encontrado muitas pessoas na mesma situação, acho que se trata de uma manobra/estratégia para obrigar o cliente a estar fidelizado a um serviço, tal como se fosse uma subscrição ou seja a modalidade compra acaba e passa haver aluguer, mensal ou anual. Quando não existe concorrência, abusa-se e não há controle. Neste momento, de acordo com as opções dadas, a opção de compra já não se encontra disponível, penso que seja no mínimo curioso fazer o aviso que o identificador não regista para terem mais uma subscrição mensal, anual ou só quando utilizam”, conclui o consumidor na sua reclamação.

portal da queixa

Carlos Mo queixa-se da “pressão por parte da empresa” com o constante envio de emails automáticos a avisar sobre o mau funcionamento do identificador, “o que é falso”, segundo o consumidor. “O aparelho sempre funcionou perfeitamente e está a passar sempre verde. Já avisei várias vezes a via verde que não se passa qualquer problema e não me é dada qualquer informação de qual é a avaria, apenas tentativas repetidas de passar para um sistema de subscrição. Isto afigura-me como uma tentativa com base em mentira para “prender” o cliente a um novo contrato agora com base em ameaça que vão desligar o aparelho em questão.”

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