Suposto vídeo mais antigo do YouTube é falsificado

Um bug da função “Estrear” levou à aparição de um vídeo no YouTube que teria sido carregado há mais tempo que o oficial vídeo mais antigo da plataforma de streaming.

Após algumas análises ao vídeo em questão, o carregamento “Me at the zoo” continua a ser o vídeo mais antigo do serviço de streaming, sendo o outro vídeo apenas uma tentativa de falsificação da data de carregamento.

youtube
Publicidade

“Welcome to YouTube” não é o primeiro vídeo publicado

Recentemente chegou à atenção de inúmeros internautas um suposto vídeo mais antigo na rede YouTube que o oficialmente primeiro vídeo “Me at the Zoo“, publicado a 23 de Abril de 2005.

O vídeo apelidado de “Welcome to YouTube” começou a ser partilhado por apresentar a data de carregamento de 6 de Abril de 2005, ou seja, cerca de duas semanas antes daquele que é apontado como sendo o vídeo mais antigo da plataforma. Com um conteúdo simples, apresentando apenas o símbolo antigo da plataforma e a indicação “By: Chad, Steve, and Jawed. Welcome to YouTube!!!!” com a música Jump de Van Halen.

No entanto, após várias análises ao vídeo em questão, chegou-se à conclusão que este é apenas um bug da função de “Estrear” que a plataforma implementou em 2011.

Para começar, o canal onde o vídeo se encontra publicado apresenta a data de criação como sendo Setembro de 2005, algo que aparece justificado pelo dono da página que indica que “a data de criação foi reposta após um update da base de dados”.

youtube

No entanto, os sinais de farsa estão por todo o lado no vídeo “Welcome to YouTube“. A resolução do vídeo permite chegar aos 480p, algo que apenas foi introduzido no serviço de streaming em 2008, 3 anos após a suposta data de publicação.

Além desse detalhe, o vídeo apresenta a indicação de que “estreou em 2005”. Além das transmissões em direto serem algo implementado apenas em 2011 pelo YouTube, a funcionalidade de “Estrear” um vídeo já gravado surgiu apenas em 2018.

image 51 youtube

Por fim, uma vista de olhos ao HTML da página do vídeo revela a verdadeira data de carregamento do mesmo na plataforma, que está registada como 25 de Janeiro de 2023.

Desta forma, trata-se apenas de uma brincadeira que algum utilizador decidiu fazer na plataforma e que gerou algum furor pela Internet. No entanto, o título oficial do vídeo mais antigo do YouTube continua a pertencer ao clássico “Me at the zoo“, com apenas 19 segundos de gravação e mais de 253 milhões de visualizações.

glorious forge globaldata

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory