fbpx

Vídeo mostra como as opções de acessibilidade do iPhone são úteis às pessoas invisuais

Atualmente, os smartphones fazem parte do nosso dia a dia e são uma ferramenta bastante útil para nos comunicarmos, para a vida profissional e para aproveitar vários momentos de lazer.

Ao longo do dia várias são as horas que passamos em volta deste equipamento, que se tornou, para muitos, indispensável.

No entanto, esta realidade é para algumas pessoas algo limitada. Falamos dos invisuais, cujo manuseamento deste equipamento obriga a utilização de funções que para muitos de nós são desconhecidas.

Os smartphones hoje estão cada vez mais preparados para estes casos, através das suas opções de acessibilidade, funções estas que podemos ver em utilização num vídeo.

voiceover apple acessibilidade
Publicidade

Vídeo mostra como uma pessoa invisual consegue interagir com o seu smartphone através das opções de acessibilidade

Nos últimos anos, os fabricantes de software têm-se preocupado cada vez mais com a melhoria das opções de acessibilidade, de forma a garantir uma correta utilização de todos os utilizadores.

No caso do iPhone, estas opções surgiram com o iPhone 3GS, em 2009, tendo sido primeiramente introduzida a tecnologia de leitura do ecrã, dedicada às pessoas invisuais. Mais tarde, surgiram também funções para pessoas com incapacidades físicas, auditivas ou com dificuldade de aprendizagem.

Nas novas versões, o iOS já conta com uma aplicação específica para o efeito, o VoiceOver, assim como as opções de ampliação de texto ou a escrita em braille.

Sendo este um tema ainda desconhecido para muitos, Kristy Viers, uma rapariga cega, gravou um vídeo onde nos mostra a forma como interage com o seu smartphone e como as diversas opções de acessibilidade a ajudam a compreender o que está no ecrã.

Com cada vez mais tecnologias a serem desenvolvidas nesta área, é cada vez mais fácil às pessoas com algum tipo de incapacidade usufruírem dos smartphones e de todos os benefícios que estes têm trazido à nossa vida.

Quer ganhar uma Mi Band 5? Carregue aqui

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade