Visa deixa 4 conselhos para compras mais seguras nesta época festiva

O Natal e o Ano Novo são alturas de festa e de alegria, que surgem pouco depois da Black Friday e da Cyber Monday, mas também são alturas em que existe um elevado número de compras na busca pelo presente perfeito para cada membro da família.

A Visa partilhou recentemente o Holiday Edition Threats Report onde é possível encontrar alguns dos principais ciberataques detetados neste período de forma a que os portugueses possam estar prevenidos durante as compras de última hora e nas preparações para a virada do ano.

visa comercio visa
Publicidade

Visa quer ajudar os consumidores a não serem burlados

Com os cibercriminosos a procurarem cada vez mais novas técnicas de ataque, é importante que os consumidores se mantenham alerta e que tenham muita atenção no momento em que vão realizar uma compra na Internet.

A Visa compilou alguns dos principais ataques informáticos no mais recente Holiday Edition Threats Report onde são destacadas técnicas como o phishing ou skimming.

O phishing é uma técnica muito utilizada e que facilmente pode ser espalhada por todo o lado, pois passa apenas por enviar um e-mail em que os burlões se fazem passar por empresas ou organismos públicos e solicitam informações pessoais e bancárias ao utilizador, como explica a Visa em comunicado.

Cartões roubados portugal NordVPN dark web ransomware phishing malware

Ao cederem as informações pessoais e bancárias, por assumirem que se trata de uma entidade que conhecem, os utilizadores acabam por cair na burla e podem ser prejudicados de diferentes formas e em grandes quantidades de dinehiro.

Já o skimming é mais direcionado e complexo, pois trata-se do roubo de dados de um cartão bancário utilizado no momento da transação e tem como objetivo reproduzir ou clonar o cartão de forma a que possa, posteriormente, utilizá-lo de forma ilegal. Este tipo de ataque ocorre mais comumente em locais de venda ou mesmo nas caixas automáticas (ATM), onde os burlões inserem um equipamento para copiar cartões no local onde deveria estar uma máquina fidedigna.

pagamento visa

“Os autores de fraudes aproveitam especialmente estas épocas de grande consumo, como o Natal, para efetuar tentativas de fraude. Na Visa, estamos empenhados na segurança e fiabilidade dos nossos utilizadores, com a promessa de monitorização de ameaças 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo durante a época mais movimentada do ano.”

Gonçalo Santos Lopes, Country Manager da Visa em Portugal

4 conselhos da Visa para a época festiva

Para os consumidores que não abdicam de fazer as suas compras de Natal nesta altura, as melhores práticas para uma compra segura incluem:

  • Comprar em comerciantes conhecidos: Limitar-se a marcas de confiança e bem conhecidas. Caso considere comprar numa loja desconhecida, faça uma pesquisa para verificar a reputação e autenticidade da mesma.
  • Proteger as informações pessoais: Confirmar que o website utiliza tecnologia segura. No momento da compra, o website deve começar por “https://”. O “s” significa seguro e que os dados estão a ser encriptados e enviados através de uma ligação segura.
ciberseguranca hacker ransomware vpn smartphone
  • Evitar redes Wi-Fi públicas para fazer compras: As redes Wi-Fi públicas são frequentemente pouco seguras, o que facilita o roubo de informações por parte de piratas informáticos. Nos momentos de compras, deve ser sempre utilizada uma ligação à Internet segura e privada.
  • Ter cuidado com ofertas `demasiado boas´: As ofertas em websites e em mensagens de correio eletrónico não solicitadas podem muitas vezes parecer demasiado boas para serem verdadeiras, especialmente quando apresentam preços extremamente baixos em artigos difíceis de obter. Os consumidores devem sempre desconfiar deste tipo de ofertas.

Na Visa, a segurança e a fiabilidade são uma prioridade máxima durante todo o ano. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu mais de 10 mil milhões de dólares em tecnologia com o objetivo de reduzir a fraude e aumentar a segurança da rede.

Nos primeiros seis meses de 2023, a Visa ajudou a bloquear proativamente 27 mil milhões de euros em fraudes, evitando que muitos soubessem que estavam em risco de uma potencial transação fraudulenta.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X