O próximo SUV da marca sueca, o Volvo EX90, vai contar com capacidade de carregamento bidirecionais, tornando assim o carro elétrico num gerador móvel que poderá ser útil em casos de falha de energia.
A Volvo é a mais recente marca a apostar neste tipo de tecnologia e, segundo a empresa, o Volvo EX90 vai ser capaz de fornecer energia para alimentar uma casa em caso de uma falha de energia.
Volvo EX90 é um SUV e um gerador transportável
O carregamento bidirecional é uma tecnologia que rapidamente está a crescer no mercado automóvel. Com esta tecnologia os utilizadores não só vão conseguir carregar o seu carro elétrico como ainda vão poder usar a bateria deste para, caso seja necessário, alimentar outros equipamentos ou mesmo a própria casa em cenários onde a energia habitual esteja em falha.
Desta forma os carros elétricos podem passar a ser vistos como geradores transportáveis que podem alimentar uma grande quantidade de equipamentos em simultâneo.
Nos modelo tradicionais, com um carregamento unidirecional, a energia vai apenas da rede elétrica para o carro, no caso dos sistemas bidirecionais a energia pode ser transportada nas duas direções, o que permite então este tipo de utilização descrito.
O Volvo EX90, que será apresentado oficialmente em novembro de 2022, é o mais recente veículo elétrico que vai contar com este tipo de tecnologia de carregamento. Os cliente de “mercados selecionados” vão então poder utilizar a bateria dos seus carros para “alimentar as suas casa e os equipamentos portáteis”, afirma a empresa.
Existem, no entanto, outras marcas que também estão a apostar cada vez mais neste tipo de sistema de carga, como é o caso da General Motors e da BMW que contam com uma parceria com a California’s Pacific Gas and Electric Company para investigarem a hipótese de desenvolver a tecnologia de forma a passar energia do carro diretamente para a rede elétrica, ou seja, vender a energia carregada de volta à rede elétrica.
Este tipo de desenvolvimento poderá vir a mostrar-se útil nos casos em que exista um apagão geral ou mesmo em cenários mais quotidianos como uma ida para o campismo, podendo recorrer à bateria do carro para alimentar todos os equipamentos necessários.
Ainda pouco se sabe sobre as capacidade do Volvo EX90 no que diz respeito às suas capacidades energéticas e à sua capacidade de alimentar outros equipamentos.