Volvo EX90 vai ter capacidades de carregamento bidirecional

O próximo SUV da marca sueca, o Volvo EX90, vai contar com capacidade de carregamento bidirecionais, tornando assim o carro elétrico num gerador móvel que poderá ser útil em casos de falha de energia.

A Volvo é a mais recente marca a apostar neste tipo de tecnologia e, segundo a empresa, o Volvo EX90 vai ser capaz de fornecer energia para alimentar uma casa em caso de uma falha de energia.

Volvo Concept Recharge Exterior front view volvo ex90
Volvo Concept Recharge
Publicidade

Volvo EX90 é um SUV e um gerador transportável

O carregamento bidirecional é uma tecnologia que rapidamente está a crescer no mercado automóvel. Com esta tecnologia os utilizadores não só vão conseguir carregar o seu carro elétrico como ainda vão poder usar a bateria deste para, caso seja necessário, alimentar outros equipamentos ou mesmo a própria casa em cenários onde a energia habitual esteja em falha.

Desta forma os carros elétricos podem passar a ser vistos como geradores transportáveis que podem alimentar uma grande quantidade de equipamentos em simultâneo.

adam cai AcgvFMlsvds unsplash 1024x683 jpg volvo ex90

Nos modelo tradicionais, com um carregamento unidirecional, a energia vai apenas da rede elétrica para o carro, no caso dos sistemas bidirecionais a energia pode ser transportada nas duas direções, o que permite então este tipo de utilização descrito.

O Volvo EX90, que será apresentado oficialmente em novembro de 2022, é o mais recente veículo elétrico que vai contar com este tipo de tecnologia de carregamento. Os cliente de “mercados selecionados” vão então poder utilizar a bateria dos seus carros para “alimentar as suas casa e os equipamentos portáteis”, afirma a empresa.

Existem, no entanto, outras marcas que também estão a apostar cada vez mais neste tipo de sistema de carga, como é o caso da General Motors e da BMW que contam com uma parceria com a California’s Pacific Gas and Electric Company para investigarem a hipótese de desenvolver a tecnologia de forma a passar energia do carro diretamente para a rede elétrica, ou seja, vender a energia carregada de volta à rede elétrica.

louis tricot j 0qSdBbjH4 unsplash 1024x683 jpg volvo ex90

Este tipo de desenvolvimento poderá vir a mostrar-se útil nos casos em que exista um apagão geral ou mesmo em cenários mais quotidianos como uma ida para o campismo, podendo recorrer à bateria do carro para alimentar todos os equipamentos necessários.

Ainda pouco se sabe sobre as capacidade do Volvo EX90 no que diz respeito às suas capacidades energéticas e à sua capacidade de alimentar outros equipamentos.

sufshark vpn campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory