Web Summit 2021: O primeiro dia

A Web Summit está de volta a Lisboa e arranca esta segunda feira, dia 1 de novembro, para mais uma edição. O local escolhido é, uma vez mais, o Altice Arena.

O Tech Bit vai estar a acompanhar esta edição que arranca às 17h com Paddy Cosgrave, CEO e fundador da Web Summit a subir ao palco acompanhado por outros grandes nomes do mundo da tecnologia.

Web Summit
Publicidade

Acompanhamento passo a passo da Web Summit:

Este artigo vai estar em constante atualização no decorrer do dia para que possa acompanhar os pontos essenciais do dia durante a sessão de abertura da Web Summit.

Na abertura do evento vamos poder contar com a presença de Paddy Cosgrave, Frances Haugen, Libby Liu e Ayo (fka Opal) Tometi no palco central.

20:08h
IMG 1436 scaled Web Summit

Terminou o primeiro dia e foi então inaugurada a edição 2021 da Web Summit

Com Paddy em palco, novamente, foi oficialmente inaugurada a nova edição da Web Summit. Com conffetis e muitos aplusos, chega assim ao fim o primeiro dia da Web Summit.

IMG 1424 scaled Web Summit

Discretamente e sem ir direta ao assunto, Frances Haugen admite que “Mark Zuckerberg poderia fazer coisas tão boas noutros sítios”, admitindo no final que sim, acha que o atual CEO da Meta deveria sair da empresa para que esta possa “realmente sofrer uma mudança”.
“A minha esperança é que daqui a 5 anos o Facebook seja uma empresa ainda com mais sucesso devido à influência que lhes demos”, termina assim a sua entrevista.

20:05h

Quando questionada se alguma vez teve medo por estar a enfrentar algo tão poderoso, Frances admite que nunca teve medo depois de ter saído da empresa. “Eu tinha medo antes de sair de lá.”
O rebranding da empresa para, agora, Meta, foi puxado para cima do palco e a ex funcionária da empresa não tem qualquer problema em referir que os problemas do Facebook vão continuar presentes na empresa independentemente das mudanças.

Frances Haugen

“A minha mãe ensinou-me que todos os seres humanos têm direito a saber a verdade”.
A ex funcionária da Facebook acredita que todos merecem saber a verdade e esse é o objetivo desde o início do caso Facebook Whistleblower.

19:56h
IMG 1429 scaled Web Summit

A coisa mais importante a reter é que o Facebook dá maior relevância a conseguir entregar o maior número de artigos ou conteúdos de interesse das pessoas e não em controlar o que e, ou não, mostrado. Isto leva a que a lista toda de acusações feitas contra a Facebook se tornem uma grande possibilidade, pois o algoritmo acaba por percorrer todo o tipo de conteúdo disponível de forma a disponibilizar para cada pessoa o maior número de informação (por mais pequena que seja) e independentemente da fonte de que provém.

The Facebook Whistleblower

A entrevista que gerou a controvérsia em torno destas duas mulheres, agora em palco na Web Summit, e a maior rede social do mundo, começou após Frances ter saído da empresa e ter trazido consigo muita informação confidencial da Facebook.

19:40h
IMG 1427 scaled Web Summit

Frances Haugen sobe a palco

Acompanhada por Libby Liu, Frances Haugen sobe a palco na Web Summit atirando logo para a arena o facto de ter saído da Facebook e ter conseguido fazer-se ouvir e alertar as pessoas do que se passava dentro de uma empresa gigantesca que, segundo a mesma, engana as pessoas ao dizerem que estão a tentar erradicar o ódio, violência e a desinformação

IMG 1400 scaled Web Summit

“Quem vão ser quando saírem daqui?”

Para terminar o discurso motivador que cativou toda a Altice Arena, Opal questiona todos os presentes e os que assistem em direto à Web Summit o porquê de estarem onde estão, o porquê de estarem aqui e quem se vão tornar após esta decisão?
Terminou assim o seu discurso que recebeu um caloroso aplauso de toda a arena.

19:36h

“Quanto mais negra e escura é a pele de alguém, mais reprimida essa pessoa se torna” e maior é o racismo que acaba por viver, explica Opal. “Quando alguns dos que têm um tom mais clara se chegam à frente e falam, acabam por ajudar a dar força aos que sofrem ainda mais com este problema”.

A minoria que facilmente se pode tornar uma maioria

“O status quo não tem de ganhar”, afirma Opal em palco no decorrer do seu discurso na Web Summit.
Durante o seu discurso, Opal mostra que apesar do movimento se focar numa suposta minoria mundial, quando se juntam tantas pessoas a defender a mesma causa deixam automaticamente de ser uma minoria e conseguem mover o mundo contra uma injustiça social vivida um pouco por toda a parte.

IMG 1403 scaled Web Summit

O começo do movimento que se tornou o maior de toda a história dos EUA

O movimento #BlackLivesMatter começou das crenças de Opal de que todos merecem uma oportunidade justa e igual seja para o que for. A ideia era criar um pacto forte por todo o mundo, conseguindo atingir isso com a plataforma que revolucionou o mundo e que permitiu juntar diversas pessoas por todo o mundo. Atualmente são o “maior movimento criado na história dos EUA”.

“Não devia estar aqui”

Opal fala do facto de ser filha de imirantes nigerianos e que era esperado, da parte dela, ser “engenheira, médica, ou qualquer outro estereotipo associado a qualquer filha ou filho de um imigrante nigeriano”. De seguida, prossegue, explicando que os pais a educaram de forma diferente e que apesar de não ter a certeza se “devia estar aqui” ou não, que continua feliz e orgulhosa do que alcançou.
As diferenças raciais vividas um pouco por todo o mundo são o foco do discurso.

19:19h
IMG 1396 scaled Web Summit

#BlackLivesMatter

Ayọ (fka Opal) Tometi, co-fundadora do Black Lives Matter, sobe agora a palco para falar das diferenças existentes nos dias que correm.

Sobre a Sorare

A empresa que está atualmente em palco trata-se de um jogo, Sorare, de futebol online, onde os jogadores compram, vendem, trocam e gerenciam uma equipa virtual com cartões digitais de jogadores de futebol.
O jogo usa tecnologia blockchain – o foco da conversa – baseada em Ethereum.

19:00h
IMG 1393 scaled Web Summit

Primeira talk do dia

A primeira conversa em palco iniciou-se há pouco no Altice Arena com Nicolas Julia, co-fundador e CEO da Sorare.

“O meu sonho é que Lisboa se torne a capital mundial da inovação”

Carlos Moedas deixou o seu sonho presente no palco da Web Summit. O presidente da câmara municipal de Lisboa deseja que Lisboa se possa tornar a capital mundial da inovação.
Moedas deixa ainda a mensagem de que as pessoas devem seguir os seus sonhos e que devem aproveitar Lisboa para os perseguir, sendo assim aplaudido de forma calorosa por todo o Altice Arena.

18:45h
IMG 1382 scaled Web Summit

Carlos Moedas no palco central

O presidente da câmara municipal de Lisboa subiu ao palco central onde, entre outras palavras, se apresentou como sendo um dos “presidentes da inovação”.

Paddy Cosgrave

Paddy Cosgrave

O CEO e fundador da Web Summit subiu, finalmente, ao palco central para dar inicio à Opening Night. Para começar, o tradicional pedido de Paddy para que todos se levantem e se apresentem à pessoa ao seu lado.

18:38h
18:35h

Após a comédia, outro intervalo

Após um breve momento de comédia, e a atribuição de um bilhete com acesso total à Web Summit a um dos visitantes aleatório, o palco central volta a ir para intervalo antes de iniciar, oficialmente, a Opening Night.

IMG 1370 scaled Web Summit

Filomena Cautela entre o público

A apresentadora voltou ao grande ecrã da Web Summit junto ao público. De cadeira em cadeira foi falando com diversas pessoas e fazendo algum humor pelo caminho junto das pessoas ao seu redor.

18:18h

Segundo intervalo

A Web Summit entra agora no segundo mini intervalo no palco central antes de, oficialmente, começar a Opening Night

IMG 1366 scaled Web Summit

Falar de chocolate sem cacau também é tech

Sara Marquart, da QOA, subiu a palco para apresentar uma ideia fora da caixa. Um chocolate sem cacau. A ideia é recorrer a um produto que evite a exploração de pessoas e de recursos da terra para oferecer um substituto do chocolate tradicional como o conhecemos nos dias de hoje.

17:53h

Ainda não começou, oficialmente, a Opening Night

Apesar de o evento ter começado há quase uma hora, oficialmente, ainda não se deu o arranque do que estava agendado para o dia, a Opening Night. O evento principal vai contar com a presença de diversos nomes já conhecidos, como é o caso de Paddy Cosgrave, o fundados da Web Summit, Frances Haugen, da Facebook, Opal, que é a fundadora da Black Lives Matter e ainda Libby Liu, CEO da Whistleblower Aid.

IMG 1357 scaled Web Summit

Filomena Cautela na Web Summit

A apresentadora portuguesa marcou presença no palco central, após um breve intervalo, para continuar a apresentação dos representantes de diversos projetos empresas.

IMG 1356 scaled Web Summit

Julio Martinez, CEO da Abacum

Julio Martinez foi um dos speakers que esteve presente na abertura da Web Summit para apresentar a Abacum.

IMG 1327 scaled Web Summit

O público continua a entrar

Apesar de já ter começado, ainda continuam a entrar mais pessoas para o Altice Arena para garantirem o lugar no palco central da Web Summit.

17:23h
Casey Lau Web summit

O início

A Web Summit arrancou com a apresentação de diversas empresas que vão estar presentes na feira. Um pequeno resumo de algumas plataformas que podem ser encontradas ao longo dos diversos dias do evento com os respetivos CEO a tratarem da apresentação.

20211101 165614 scaled Web Summit

E deu-se início ao evento

Foi com grande euforia que se deu início a mais uma edição da Web Summit

17:10h
16:00h
Web Summit entrada

Abertura das portas

As portas para a Web Summit acabaram de abrir e são inúmeras as pessoas que começam a entrar no Altice Arena.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade