O Facebook tem feito um grande esforço para adaptar as suas ferramentas à nova tendência de E-Commerce, procurando complementar ou mesmo substituir uma loja online.
Se no caso do Facebook já é possível configurar uma autêntica loja, o Instagram começa a dar grandes passos na integração das ferramentas de shopping.
Já no caso do WhatsApp, a evolução tem sido mais lenta, mas prepara-se agora para ganhar uma nova dimensão. Após ser possível criar catálogos de produtos, será agora adicionado um botão de adicionar ao carrinho.
WhatsApp recebe botão de adicionar ao carrinho no catálogo de produtos
No ano passado, o WhatsApp Business passou a integrar uma ferramenta que permite às empresas criarem catálogo de produtos diretamente na plataforma de mensagens.
Agora, para complementar a experiência de compra, esta plataforma vai integrar um botão de adicionar ao carrinho neste catálogo.
O seu funcionamento é bastante simples e irá permitir às empresas receber pedidos de cotação. Ao navegar nos produtos, o utilizador poderá escolher a opção de contactar o vendedor ou carregar no botão “Adicionar ao carrinho”.
Esta ação pode ser feita em vários produtos da marca, sendo todas as adições centradas numa única lista. No final, será possível partilhar com o vendedor a lista de todos os produtos pretendidos de forma a facilitar a compra.
Depois de o vendedor confirmar o pedido, nos países em que for suportado, será possível pagar diretamente na plataforma através de WhatsApp Pay ou outro método de pagamento.
Com esta novidade, o Facebook reforça as capacidades de E-commerce nas suas ferramentas, fazendo com que o utilizador nunca tenha de sair das suas aplicações para escolher um produto e completar a sua aquisição.