A Microsoft não admite, mas já surgiram diversos leaks que mostram que a empresa americana está a trabalhar no Windows 12.
Na última versão Canary do Windows 11, foram descobertos agora indícios da possibilidade do Windows 12 ter uma versão disponível por subscrição.
Windows 12 poderá ter uma versão disponível por subscrição
Com o crescimento dos serviços cloud e da inteligência artificial, a Microsoft prepara-se para fazer alterações no seu próximo sistema operativo.
Embora a empresa americana não admita, está já em desenvolvimento o Windows 12 cuja disponibilização poderá ser um pouco diferente do que temos visto até aqui.
Seguindo o caminho do Office 365, esta nova versão do Windows poderá chegar também numa versão de subscrição.
Esta informação foi descoberta num arquivo de configuração do sistema operativo na última build para o canal Canary do Windows 11 onde foram descobertas algumas linhas que faziam referência a esta nova realidade:
- Subscription Edition – (L_MsgSubscriptionEdition)
- Subscription Type – L_MsgSubscriptionType (as “Device-Based Subscription” or “User-Based Subscription”)
- L_MsgSubscriptionStatus (Active, Inactive, Deactivated, Expired
Embora não se saiba como é que a subscrição irá ser integrada, poderá ser uma versão que integre algum tipo de funcionalidade de inteligência artificial adicional, como o CoPilot, ou algum tipo de serviço cloud como o Windows 365.