WWDC24 vai ser “Absolutamente Incrível”, indica a Apple

O evento WWDC24 da Apple está prestes a chegar, com data marcada entre os dias 10 a 14 de Junho. A empresa de Cupertino prepara-se para dar um grande passo na evolução do iOS 18, macOS 15 e da própria Siri.

O evento WWDC24 deverá focar-se no tópico há muito esperado pelos fãs dd marca, a Inteligência Artificial, com a publicação do chefe de marketing da Apple a dar a entender esse mesmo tópico com a indicação de que será um evento “Absolutamente Incrível”, com as letras iniciais em maiúsculas.

apple siri
Publicidade

Inteligencia Artificial vai ser o foco do evento WWDC24 da Apple

Todos os anos a Apple consegue aguçar a curiosidade de toda a comunidade tecnológica com os eventos repletos de um certo encanto a moda que so a empresa de Cupertino tem conseguido fazer.

Este ano não é diferente, com o WWDC24 marcado entre os dias 10 e 14 de Junho, a empresa prepara-se para dar o passo em frente e introduzir, oficialmente, a Inteligência Artificial nos equipamentos.

Durante o WWDC24 e esperada a introdução de diversas funcionalidades ligadas à IA e, também, a nova Siri 2.0, um modelo mais avançado da assistente pessoal da empresa que deve ser capaz de muitas mais coisas quando comparado ao modelo atual.

apple vision pro

Após o sucesso do ano passado, quando a Apple apresentou os Vision Pro, as expectativas estão elevadas para o que a empresa de Cupertino vai ser capaz de fazer no campo da IA.

Notícias recentes, falam de uma possível parceria entre a Apple e a OpenAI, a empresa responsável pelo ChatGPT, para o suposto Projeto Ajax. Segundo avançam algumas fontes próximas à empresa, os funcionários estão inclusive proibidos de utilizar o ChatGPT ou o Copilot por receio de que possam ser filtrados dados confidenciais.

O evento WWDC24 deverá contar com a introdução da IA em diversas ferramentas e aplicações dos sistemas da empresa, assim como a apresentação de um modelo mais avançado da Siri, a versão 2.0.

Esta nova versão deverá possibilitar aos utilizadores uma interação mais humana e natural com a assistente virtual, permitindo que esta consiga dar respostas mais precisas e coerentes dentro de uma conversa normal, semelhante ao que já acontece com o ChatGPT.

open ai chatgpt chat gpt inteligencia artificial

A aposta na IA parece mais que certa, com a Apple a contar com laboratórios desenhados expessificamente para trabalharem a integração desta tecnologia com os sistemas da empresa.

De ressalvar que, apesar da IA ter começado a ser um tema mais recorrente nos últimos anos, a Apple já utiliza esta tecnologia desde o iPhone X, com o Face ID a conseguir aprender as mudanças diárias das feições dos utilizadores e com as fotos a permitirem identificar objetos e animais de forma automática.

Os avanços atuais vão apenas tratar-se de uma melhoria e de um aumento das capacidades já trabalhadas anteriormente pela empresa, como aconteceu com quase todas as grandes empresas tecnológicas do mercado.

ios 18

O evento WWDC24 deve ainda representar o trabalho de vários anos no que diz respeito à Siri, uma vez que a construção base da assistente dificultou sempre o avanço da mesma. Para se acrescentar algo novo à Siri seria necessário modificar quase por completo o código da assistente virtual, um problema que advém do facto desta ter sido adquirida pela Apple e não desenvolvida de raiz pela empresa de Cupertino.

No entanto, ainda não se sabe bem que empresa irá apoiar a Apple neste desenvolvimento, com rumores a apontarem conversas com a Google para recorrer ao Gemini e outros rumores a apontarem para a OpenAI, o que levou a Microsoft a querer marcar um posição pelo facto de ter investido grandes quantidades na empresa que desenvolveu o ChatGPT.

Sendo a Siri um dos focos da Apple, o WWDC24 permitir à empresa apresentar outras funcionalidades e aplicações que vão ficar disponíveis com a integração de um modelo de IA mais capaz.

A ideia será que, por exemplo, na aplicação Apple Music sejam criadas listas de reprodução automáticas muito mais afinadas com o gosto de cada utilizador. Além disso, a aplicação Pages e Keynote devem passar a ser capazes de criar documentos e apresentações com base em instruções fornecidas pelo utilizador e até mesmo o Safari deverá ficar mais inteligente com funcionalidades de resumo de páginas.

No total, devem ser 15 as aplicações que vão tirar proveito da integração da IA nos sistemas da Apple.

Tim Cook, CEO da Apple, já mostrou a opinião sobre esta temática, indicando que a IA tem um potencial muito interessante, mas que é necessário saber quando e como utilizar esta tecnologia.

Sobre o WWDC24, resta-nos esperar para confirmar que novidades a empresa vai trazer a palco, mas podemos contar com um evento “Absolutamente Incrível“, como descreveu Greg Joswiak, chefe de marketing da Apple.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X