Recentemente surgiram informações que indicavam que Musk poderia estar a ponderar retirar a rede social X (ex-twitter) da Europa.
Embora tenha vindo refutar esta notícia, será que esta poderá ser uma opção a ser considerada na empresa americana?
Poderá o X (ex-twitter) sair ou ser bloqueado na Europa?
As gigantes tecnológicas têm estado debaixo de fogo na Europa devido ao RGPD e à nova Lei dos Serviços Digitais.
Com estas regulamentações, a União Europeia quer assegurar a privacidade e segurança dos dados dos seus cidadãos, assim como assegurar o combate contra as notícias falsas e a desinformação.
Estas novas regulamentações têm aberto uma guerra geral contra as gigantes tecnológicas que têm sido alvo de grandes multas por não cumprirem as regras na Europa.
Face a este cenário, tanto a Meta como o TikTok estão a avaliar a possibilidade de lançar um plano pago, sem publicidade, para assegurar este cumprimento.
Por outro lado, o X (ex-Twitter) poderá estar a avaliar uma possibilidade mais radical, sair da Europa ou bloquear a plataforma no União Europeia, tal como o Meta optou por fazer o o Threads.
Esta informação foi avançada pelo Business Insider, que refere que foi uma possibilidade colocada em cima da mesa depois da União Europeia ter apertado o cerco ao X por considerar que a plataforma não está a moderar corretamente a desinformação e falsas notícias sobre o conflito entre Israel e o Hamas.
Embora a empresa X não tenha ainda emitido qualquer comunicado, Elon Musk já veio desmentir esta notícia apelidando-a de mais uma invenção do Business Insider.
No entanto, esta não seria a primeira vez que Musk desmentia algo que existisse hipótese de acontecer, não dando grande certeza se esta é ou não uma solução em cima da mesa.
Por agora, o X deverá continuar a laborar na Europa, mas muitas novidades estão a ser preparadas para o futuro. Recentemente a empresa americana começou a testar uma nova subscrição que obriga os novos utilizadores a pagar uma anuidade de 1$/ano para poder publicar na rede social.