A xAI aproveitou o dia de ontem para anunciar uma grande novidade
A empresa de inteligência artificial xAI passou a chamar-se SpaceXAI.
xAI rebatizado para SpaceXAI
A xAI foi oficialmente rebatizada como SpaceXAI, cinco meses depois da fusão entre a empresa de inteligência artificial e a empresa espacial de Elon Musk.
A mudança de nome e o novo logótipo foram anunciados num post na rede social X, onde a conta da xAI passou já a apresentar o novo nome da empresa combinada. A SpaceX mantém uma conta separada dedicada aos seus veículos espaciais, designs e lançamentos.
A fusão entre a SpaceX e a xAI tinha sido anunciada em fevereiro, com Musk a justificar a operação com a impossibilidade de satisfazer a procura global de eletricidade para inteligência artificial apenas com soluções terrestres.
A SpaceXAI está a trabalhar na construção de centros de dados orbitais, e a SpaceX chegou mesmo a apresentar um pedido à FCC para lançar um milhão de satélites destinados a criar uma infraestrutura de processamento de dados no espaço, ainda antes da fusão ser anunciada oficialmente.

Vale recordar que a xAI tinha adquirido a rede social X em 2025, o que significa que a plataforma passa agora também a estar sob a marca SpaceXAI. A empresa abriu o capital em junho, com as ações a fecharem a 161 dólares no primeiro dia, atribuindo à empresa uma avaliação de 2,1 biliões de dólares.
O site oficial da xAI já apresenta o novo logótipo e nome, embora segundo o Stocktwits a mudança ainda não esteja refletida nos documentos oficiais junto das autoridades reguladoras.



