h5n8jz6xbmp7ho5wzrzkh8db7odi8k

Xiaomi 12X – um (quase) topo de gama mais acessível

O Xiaomi 12X faz parte da mais recente linha de smartphone da empresa, tratando-se no entanto de um modelo mais acessível que oferece boas características ao utilizador reduzindo o preço do equipamento.

O Xiaomi 12X é um equipamento com uma performance de topo, uma câmara de destaque e um preço muito mais apelativo que os atuais topo de gama do mercado e mesmo que o Xiaomi 12 Pro.

Com isto não estamos a indicar que comprar um ou outro modelo vai ser a mesma experiência, mas para muitos utilizadores poderá ser uma opção muito mais apelativa e que não compromete muitos pontos no total.

Xiaomi 12X
Publicidade

O principal do Xiaomi 12X

O Xiaomi 12X apresenta-se como um topo de gama mais acessível que os restantes da linha 12 da Xiaomi. Não comprometendo muitos fatores, o smartphone mostrou-se mais que capaz durante os nossos testes e pode tornar-se o smartphone ideal para muitos consumidores que procuram uma performance de topo a um preço mais simpático.

Mal abrimos a caixa do Xiaomi 12X, encontramos um smartphone esteticamente apelativo. Os acabamentos estão bem conseguidos e o smartphone torna-se agradável de ter na mão mal pegamos nele.

Xiaomi 12X

Com um peso de cerca de 176g, não é um equipamento pesado e acaba por transmitir uma sensação mais premium ao toque devido à traseira em vidro. As dimensões mais pequenas (152.7mm x 69.9mm x 8.16mm) que outros concorrentes tornam o Xiaomi 12X ergonómico o suficiente para ser utilizado com apenas uma mão.

Ao ligar o Xiaomi 12X vemos um generoso ecrã AMOLED FHD+ de 6.28″ com uma taxa de atualização de 120Hz. Conta ainda com a tecnologia HDR+ e um brilho máximo de 1100 nits.

Xiaomi 12X

No interior do equipamento encontramos o processador Snapdragon 870, obviamente já preparado para a rede 5G, aliado a uma memória RAM de 8GB ou 12GB consoante a versão adquirida. Para os nossos testes, tivemos em mãos a versão com 256GB de memória interna e 8GB de memória RAM.

A bateria do Xiaomi 12X parece, à partida, pequena por se tratar de “apenas” 4500 mAh mas podemos confirmar que não será necessário preocupar-se com a autonomia deste smartphone no dia a dia. Na caixa vem ainda incluído o transformador de 67W que permite o carregamento rápido da Xiaomi.

Xiaomi 12X

Na traseira encontramos o módulo com três câmaras contando com a principal de 50MP com uma abertura de f/1.88, uma câmara ultra grande angular de 13MP com uma abertura f/2.4 e a câmara telemacro de 5MP também com uma abertura f/2.4. Na parte da frente encontramos um recorte no ecrã com a câmara frontal de 32MP e uma abertura de f/2.45.

No ecrã do equipamento ainda encontramos embutido o leitor de impressões digitais ótico que funciona bastante bem e sem grandes falhas ou demoras. O Xiaomi 12X conta ainda com emissor de infravermelhos para poder utilizar o smartphone como comando à distância de diversos equipamentos.

Xiaomi 12X

Carregamento de 67W com uma autonomia de topo de gama

Já não é a primeira vez que nos deparamos com o carregamento rápido da Xiaomi, mas não deixa de ser surpreendente o ponto a que chegamos com esta tecnologia. Claro que existem carregamentos ainda mais rápidos, mas os 67W de potência mostram-se mais que suficientes uma vez que podemos levar o Xiaomi 12X dos 0% de carga aos 100% em menos de 50 minutos ligado à corrente.

Isto significa que mesmo naqueles dias de maior cansaço em que acabamos por adormecer sem ligar o smartphone à ficha para carregar durante a noite (como é hábito para a grande maioria das pessoas) podemos tratar desse problema logo pela manhã enquanto nos despachamos que, ao chegar a hora de sair de casa, o smartphone vai estar completamente carregado ou muito perto disso.

Xiaomi Redmi Note 11 Pro 5G

A bateria de 4500mAh pode parecer pequena, olhando apenas para os valores e comparando com a autonomia de outros smartphones com a mesma capacidade, mas a gestão de energia da MIUI 13 conseguimos sempre chegar ao final do dia (hora de deitar) com uns bons 20/30% restantes, um pouco menos nos dias em que perdíamos algum tempo a jogar no Xiaomi 12X.

Este campo é algo que a Xiaomi soube trabalhar bem nos últimos equipamentos que tem vindo a lançar para o mercado e, na nossa opinião, tem conseguido resultados bastante satisfatórios e acima do que é normal na concorrência.

A fotografia do quase topo de gama

Nos smartphones da gama do Xiaomi 12X falar das fotografias conseguidas com estes equipamentos é sempre complicado. Isto porque as câmaras, de facto, não são más, mas também não são as melhores do mercado.

Xiaomi 12X

Acaba sempre por ser um ponto influenciado pela grau de exigência que o utilizador procura no resultado final das fotografias tiradas com o smartphone.

No caso do Xiaomi 12X, podemos adiantar que se portou muito bem neste segmento. No entanto, mostrou-se menos eficaz com a fotografia noturna, e é por aqui que vemos que não é, de facto, um topo de gama. As fotos conseguem ser utilizadas sem problemas e conseguimos resultados muito bons, no entanto, nota-se sempre mais grão que num topo de gama ou alguns problemas de iluminação em determinadas zonas.

Apesar disso, assumimos que se consegue portar melhor que muitos outros equipamentos na mesma faixa de preços ou com o mesmo objetivo no mercado. Em ambientes interiores com pouca iluminação, o Xiaomi 12X conseguiu ir buscar luz suficiente para que tudo ficasse bem visível e com bons detalhes.

Com uma boa iluminação vemos então a verdadeira capacidade do Xiaomi 12X. Aqui sim podemos obter resultados muito semelhantes aos topo de gama (com ligeiras falhas, mas normais tendo em conta a diferença de preços).

Os contrastes obtidos com o Xiaomi 12X não são exagerados, as cores são bem conseguidas e muito semelhantes ao que estamos a ver na realidade, proporcionando um resultado agradável e sem exageros de processamento.

O modo de 50MP permite obter muitos mais detalhes sem comprometer o processamento feito pelo equipamento. As cores continuam equilibradas e sem exageros, mas ficamos com um maior número de detalhes especialmente nas zonas mais escuras das fotos.

Xiaomi 12X
Fotografia em modo normal em contra luz

A câmara de zoom não é a melhor mas também não desilude. Nota-se que existe uma diferença na qualidade e mesmo as cores obtidas são mais esbatidas, no entanto, uma ligeira edição consegue resolver o problema e mesmo sem essa alteração as fotografias conseguidas podem ser publicadas sem problema algum e sem trespassar que não se trata de um (oficial) topo de gama.

De forma geral, estamos perante um smartphone muito capaz e que vai oferecer um resultado acima do necessário para a grande maioria dos consumidores. Apenas os mais exigentes podem apontar alguns defeitos extra nos resultados obtidos com o Xiaomi 12X, mas estes consumidores não são o público alvo do smartphone em questão.

O maior defeito que notámos nas câmaras foi mesmo o modo retrato que não se mostrou o mais bem feito de todos. Os recortes em torno do objeto não são muito precisos e achamos que os resultados ficam melhores utilizando o modo normal que cria sempre algum desfoque do fundo do que recorrermos ao modo retrato.

Som bem trabalhado

O áudio do Xiaomi 12X mostrou-se bastante equilibrado durante a nossa utilização do equipamento. Com duas saídas de som, uma em cima e outra em baixo, conseguimos uma maior envolvência ao assistir qualquer conteúdo no smartphone.

O Xiaomi 12X oferece um volume alto e equilibrado, sem grandes distorções, e com uma boa quantidade de graves agradáveis. Não é um som que vá encher uma sala, mas para um smartphone está bastante bem conseguido e é tudo trabalhado em parceria com a Harman Kardon.

Xiaomi 12X

A localização das colunas é que, por vezes, parece que foi um pouco mal pensada. Ao jogar no Xiaomi 12X, caso tenhamos de virar o smartphone para o colocar na horizontal, o instinto de o rodar para a esquerda vai fazer com que as mãos tapem uma boa parte das duas colunas, sendo recomendado rodar para o lado oposto de forma a que as colunas fiquem na parte superior e não sejam obstruídas (uma questão de hábito).

No final de contas, estamos perante um smartphone topo de gama?

A resposta à pergunta acima, de forma resumida, é “não”. No entanto, também não é essa a ideia da Xiaomi para o Xiaomi 12X.

A ideia da empresa é oferecer ao consumidor a hipótese de adquirir um smartphone com muito boas características, uma câmara boa, uma autonomia mais que suficiente para o dia inteiro e um design elegante, a um preço mais acessível. E estas características todas são os pontos que descrevem o Xiaomi 12X.

Xiaomi 12X

Sem sombra de dúvidas que este é um equipamento a considerar. A autonomia aliada ao carregamento rápido (com o transformados já incluído na caixa) é um grande ponto de destaque do Xiaomi 12X. Além disso, encontramos ainda um processador de topo no interior do smartphone que consegue correr todas as aplicações sem qualquer problema.

As câmaras permitem uma fotografia bastante boa com a luz do dia e com um bom equilíbrio de cores conseguindo ainda resultados acima do esperado durante a noite que podem facilmente ser partilhados nas redes sociais sem problemas.

Xiaomi 12X

O design do equipamento torna-o elegante, confortável na mão e não transmite de forma alguma a ideia de que temos connosco um smartphone de gama baixa ou mesmo de gama média. Todo o aspeto é de topo de gama.

No final de tudo, o Xiaomi 12X é um smartphone completo e mais que suficiente para a grande maioria dos utilizadores. Pode ser adquirido por um PVP de 574.99€ para a versão 8GB/256GB.

Xiaomi 12X

574.99€
9.2

Design

9.3/10

Performance

9.0/10

Câmaras

9.0/10

Autonomia

9.5/10

Som

9.0/10

Pros

  • Carregador de 67W incluído na caixa
  • Câmaras com boa qualidade
  • Carregamento completo em cerca de 40 minutos
  • Ecrã com muito boa qualidade

Contras

  • Modo retrato

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade