Xiaomi duplica o lucro para 828 milhões de euros

A Xiaomi Corporation, uma empresa de eletrónica de consumo e fabrico inteligente, com equipamentos conectados através de uma plataforma de Internet das Coisas (“IoT”) no seu núcleo, anunciou os resultados consolidados não auditados para os três meses terminados a 31 de março de 2024 (“o Período” ou “Q1”), com uma receita trimestral a registar crescimento de dois dígitos ano a ano (“YoY”), por dois trimestres consecutivos.

Durante o Período, a receita total do Grupo atingiu 9,62 mil milhões de euros (RMB 75,5 mil milhões), um aumento de 27% YoY.

Xiaomi 14 Ultra
Publicidade

Xiaomi tem registado um crescimento considerável ano após ano

A Xiaomi é uma marca já bem colocada no mercado um pouco por todo o mundo. Com os smartphones e os werables a serem os produtos de maior sucesso da empresa, não só destes equipamentos é feita a estrutura total da organização.

Com negócios em diversos ramos e, mais recentemente com a entrada no mercado automóvel, a gigante tecnológica chinesa tem registado um crescimento saudável e consistentes ao longo dos últimos anos.

O lucro líquido ajustado atingiu um novo recorde, aumentando 100,8% YoY para 828 milhões de euros (RMB 6,5 mil milhões). Isso incluiu 293 milhões de euros (RMB 2,3 mil milhões) em despesas relacionadas ao negócio de Veículos Elétricos inteligentes (“VE”) e outras novas iniciativas, sinalizando um crescimento acelerado.

Xiaomi 14 Ultra

Devido à execução eficiente da sua estratégia operacional principal de “dupla ênfase na escala e rentabilidade”, no primeiro trimestre de 2024, a margem de lucro bruto da Xiaomi atingiu 22,3% ao nível do Grupo, um aumento de 2,8 pontos percentuais YoY.

O Grupo executou diligentemente as suas estratégias operacionais, impulsionando o crescimento de receita de dois dígitos no Q1 nos seus três negócios principais — smartphones, IoT e produtos de lifestyle, e serviços de internet. Os múltiplos motores de crescimento da Xiaomi, combinados com o desempenho robusto do negócio de VE inteligente, impulsionaram os resultados para muito além das estimativas do mercado.

A rentabilidade dos negócios principais da Xiaomi permanece sólida a longo prazo, com recursos abundantes em caixa, facilitando um forte apoio para a inovação tecnológica e o desenvolvimento do negócio de VE inteligente.

A 31 de março de 2024, os recursos em caixa do Grupo atingiram 16,22 mil milhões de euros (RMB 127,3 mil milhões). As despesas de investigação e desenvolvimento no primeiro trimestre foram de 662 milhões de euros (RMB 5,2 mil milhões), um aumento de 25,4% YoY, com numerosas inovações tecnológicas alcançadas, particularmente em tecnologias de VE inteligente.

Xiaomi Watch 2

Impulsionada pelas estratégias de globalização e premiumização, as vendas globais de smartphones da Xiaomi aumentaram 33,7% YoY para 40,6 milhões de unidades durante o Período, marcando o crescimento YoY por três trimestres consecutivos.

A receita de smartphones alcançou o quarto trimestre consecutivo de crescimento, atingindo 5,93 mil milhões de euros (RMB 46,5 mil milhões). De acordo com a Canalys, a empresa manteve a posição entre os três primeiros lugares no ranking global de vendas de smartphones por 15 trimestres consecutivos, com uma participação de mercado de 13,8% no primeiro trimestre.

A rentabilidade do negócio de smartphones continuou a melhorar, com a margem de lucro bruto no primeiro trimestre atingindo 14,8%, um aumento de 3,6 pontos percentuais YoY. O Grupo continuou a avançar em segmentos de preços premium.

De acordo com dados de terceiros, a quota de mercado de smartphones da Xiaomi no segmento de preço de 645 a 774 euros na China continental atingiu 10,1% durante o Período, um aumento de 5,8 pontos percentuais YoY. A proporção de vendas globais de smartphones premium também atingiu um novo recorde no primeiro trimestre, representando 21,7% do total de vendas de smartphones, um aumento de 1,4 pontos percentuais YoY.

Xiaomi Smartband 8 Pro

A expansão global da Xiaomi tem dado frutos, com um crescimento sólido em mercados-chave no Médio Oriente, na América Latina, em África e no Sudeste Asiático.

De acordo com a Canalys, no primeiro trimestre de 2024, as vendas de smartphones do Grupo classificaram-se entre as três primeiras em 56 países e regiões globalmente, e entre os cinco primeiros em 67 países e regiões globalmente. Em comparação com o ano passado, a empresa classificou-se entre os três primeiros em 51 mercados e entre os cinco primeiros em 65 mercados. A vantagem competitiva do Grupo nesses mercados foi ainda mais fortalecida.

Durante o Período, os serviços de internet mantiveram um crescimento sólido, com as receitas a atingirem um recorde de 1,02 mil milhões de euros (RMB 8,0 mil milhões), representando um aumento de 14,5% YoY. A margem de lucro bruto dos serviços de internet atingiu 74,2%. O MAU (monthly active users) global do Grupo e na China continental atingiram recordes históricos.

xiaomi robot vacuum s10+ analise

Em março de 2024, o MAU global atingiu 658,1 milhões, um aumento de 10,6% YoY, enquanto o MAU na China continental atingiu 160,4 milhões, um aumento de 9,7% YoY.

Xiaomi quer entregar mais de 100 mil novos veículos em 2024

A estreia do VE inteligente da Xiaomi gerou um entusiasmo tremendo entre os utilizadores, emergindo rapidamente como um novo motor de crescimento. O primeiro VE inteligente da empresa, a Série Xiaomi SU7, foi oficialmente lançado a 28 de março de 2024, completando o layout geral da estratégia do Grupo de “Human × Car × Home”.

xiaomi su7

A Série Xiaomi SU7 inclui três modelos, com preços a partir de 27 500 mil euros (RMB 215.900). O lançamento oficial gerou uma atenção generalizada no mercado, gerando uma forte procura. A 30 de abril, os pedidos acumulados para o SU7 atingiram 88.063 veículos. Às 10:00 da manhã, hora de Pequim, a 15 de maio, as entregas acumuladas atingiram 10.000 veículos, estabelecendo um novo recorde na indústria para a velocidade de entrega de um modelo de estreia de uma nova marca.

Impulsionado pelo desempenho excecional da Série SU7, que superou as expectativas do mercado, o Grupo definiu uma meta de mais de 100 mil novas entregas de veículos para 2024, demonstrando a confiança da marca na competitividade e na capacidade de produção da série.

Aparentemente a informação oficial poderá estar a jogar pelo seguro, uma vez que a marca já havia mostrado a confiança no novo mercado em que se inseriu com a expectativa de entregar 120 mil novos carros durante o ano de 2024. Entre um número e o outro, o facto é que a gigante tecnológica se mostra confiante neste “novo” projeto.

xiaomi su7

A Xiaomi está a intensificar os esforços para aumentar a capacidade de produção ao iniciar a produção em dois turnos, em Junho, para garantir as entregas e para expandir a rede de vendas e serviços. O Grupo planeia que, até o final de 2024, a rede de vendas e serviços inclua 219 lojas, cobrindo 46 cidades, e 143 centros de serviços em 86 cidades.

Para a Xiaomi Pilot Autonomous Driving, a empresa continua comprometida com a pesquisa e desenvolvimento de tecnologia completa de ponta a ponta. Ao aproveitar frameworks avançados que incorporam algoritmos de ponta, como o Road-Mapping Foundational Model, a Super-Res Occupancy Network Technology e a Adaptive BVE Technology, a gigante tecnológica fez um avanço com a primeira produção em massa da End-to-end AI Model Technology na China continental.

A equipa de condução autónoma da Xiaomi conta com mais de 1.000 profissionais qualificados, com um plano de expandir a equipa para 1.500 e 2.000 colaboradores em 2024 e 2025, respetivamente. O City Navigate on Autopilot (NOA) no Xiaomi Pilot Max está programado para ser implementado em 10 cidades na China continental até o final de maio de 2024, com cobertura nacional esperada até agosto de 2024.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X