Esta quinta-feira a Xiaomi realizou o seu evento de lançamento de novos produtos onde apresentou o novo Xiaomi MIX Fold 2, o novo smartphone dobrável ultrafino da marca.
Em conjunto com o Xiaomi MIX Fold 2 a empresa apresentou ainda o novo Xiaomi Pad 5 Pro e o Redmi K50 Ultra.
Xiaomi MIX Fold 2
A estrela do evento foi, claramente, o Xiaomi MIX Fold 2, um smartphone desenhado para acompanhar a nova tendência do mercado que são os equipamentos dobráveis.
Com uma espessura de apenas 5,4mm quando aberto na totalidade, o Xiaomi MIX Fold 2 foi pensado para oferecer ao utilizador uma experiência de visualização consistente tanto no ecrã interior como no exterior.
Tratando-se de um dos smartphones dobráveis mais finos do mercado, a Xiaomi destaca-o como sendo um equipamento ultrafino com um design revolucionário. Dobrado, conta com uma espessura de 11,2mm que reduz depois para os 5,4mm quando aberto.
O truque da empresa para conseguir estas medidas está no mecanismo da dobradiça. Esta peça trata-se de uma dobradiça Micro Waterdrop autodesenvolvida, que apresenta um raio de curvatura mais pequeno, módulos de ecrã mais fino, mini dobradiça rotativa personalizada, e utilizou um processo integrado de precisão sem solda para criar um painel flutuante de dupla asa de fibra de carbono. Juntos, estes componentes altamente integrados reduziram o número de peças para apenas 87, permitindo um design mais leve e mais fino de dobradiças do que nunca.
O Xiaomi MIX Fold 2 vem equipado com um ecrã exterior AMOLED com uma relação 21:9, um tamanho de 6,56 polegadas, uma taxa de atualização de 120Hz e um brilho máximo de 1000nits. Desta forma, quando se encontra fechado, o smartphone assemelha-se bastante ao que estamos habituados a encontrar num equipamento mais tradicional.
Ao abrir o dispositivo encontramos então um segundo ecrã AMOLED, agora com 8,02 polegadas e com a tecnologia POL-LES que substitui o tradicional polarizador por um filtro de cor ultrafino. Em comparação com os ecrãs tradicionais, a transmitância da luz foi aumentada em 33%, com um consumo de energia reduzido em 25%.
Este ecrã tem uma resolução de 2160×1914, suporta a gama de cores P3 e LTPO 2.0 1-120Hz AdaptiveSync Pro. A película anti-AR ultrabaixa permite ao ecrã reduzir a refletividade a menos de 2%, resultando numa experiência de visualização mais detalhada e com uma estética agradável.
No interior do Xiaomi MIX Fold 2 encontramos o processador Snapdragon 8+ Gen 1 aliado a 12GB de RAM e três configurações de memoria interna disponíveis (256GB, 512GB ou 1TB). Encontramos ainda uma bateria de 4500mAh com capacidade de carregamento rápido de 65W que permite chegar aos 100% em cerca de 40 minutos.
MIUI Fold 13, o sistema operativo adaptado aos dobráveis
O Xiaomi MIX Fold 2 vem de origem com o sistema MIUI Fold 13, desenvolvido como uma permutação da interface MIUI clássica, encontra-se adaptado ao formato dobrável com diversas otimizações de interação de ecrã.
Adaptando-se completamente ao formato do Xiaomi MIX Fold 2, o ecrã pode facilmente duplicar a área de visualização do smartphone, mantendo assim a consistência visual e abrindo ainda espaço para a utilização de diversos widgets presentes na MIUI sem sofrerem qualquer tio de deformação.
As aplicação deste sistema são também elas adaptadas para o formato e tamanho do Xiaomi Mix Fold 2 levando a que muitas fossem mesmo redesenhadas apenas para os smartphones dobráveis da marca. Calendário, gestão de ficheiros, gravador de voz e notas são alguns dos exemplos que passaram a adotar um desenho de coluna para tirar o máximo proveito do ecrã maior.
As aplicações de terceiros serão adaptadas de acordo com as soluções disponíveis para este efeito no Android 12L.
Os atalhos do sistema foram também modificados de forma a que se torne mais simples e prático para o utilizador trabalhar com diversas aplicações em simultâneo.
Câmeras desenvolvidas em parceria com a Leica
A Xiaomi e a Leica aliaram-se recentemente e os resultados desta parceria começam a surgir. O Xiaomi MIX Fold 2 está equipado com uma câmera principal IMX766 de 50MP, com lentes 7P todas revestidas com ALD de baixo-reflexo. A acompanhar a câmera principal encontramos ainda a ultra grande angular de 13MP e uma terceira, a telefoto, de 8MP com zoom ótico de 2x e capacidades de retrato.
Para além da lente Summicron certificada pela Leica, o Xiaomi MIX Fold 2 oferece acesso a dois estilos fotográficos: O “Leica Authentic Look” e o “Leica Vibrant Look”, ambos garantindo maior liberdade criativa ao fotógrafo.
Em relação ao vídeo, o Xiaomi MIX Fold 2 suporta a gravação Dolby Vision HDR, bem como Dolby Vision e Dolby Atmos para visualização de vídeo. Os vídeos gravados no Xiaomi MIX Fold 2 terão um aspeto surpreendente, particularmente quando se utilizam plataformas UGC que suportam Dolby Vision.
Xiaomi Pad 5 Pro
Aproveitando o evento desta quinta-feira, a Xiaomi revelou o Xiaomi Pad 5 Pro, o novo tablet da marca chinesa que apresenta um ecrã de 12,4 polegadas preparado para cenários de trabalho e de entretenimento.
O ecrã apresenta uma resolução de 2560×1600 com uma taxa de atualização de 120HZ e redução de emissão de luz azul para se tornar mais confortável de ser utilizado.
O modo de conferência que vem incorporado no Xiaomi Pad 5 Pro pode converter discurso em texto em tempo real, distinguir rapidamente entre diferentes pessoas e consegue ainda traduzir em tempo real entre chinês e inglês.
Redmi K50 Ultra
O outro smartphone que marcou presença no palco da Xiaomi foi o Redmi K50 Ultra, que trouxe a esta gama de smartphones algumas atualizações de grande escala no desempenho, visualização, câmera e carregamento.
Equipado com o processador Snapdragon 8+ Gen 1 e um ecrã plano de 1,5K, o smartphone mostra-se ideal para qualquer cenário, seja ele mais profissional ou mais focado no entretenimento.
Na traseira encontramos três câmeras: a principal de 100MP, a ultra grande angular de 8MP e uma telefoto de 2MP melhorada pela implementação de diversas soluções Xiaomi AI Image.
A combinação entre software e hardware presente neste smartphone permite melhorar significativamente a qualidade das imagens finais após o disparo.
No interior encontramos ainda uma bateria de 5000mAh com tecnologia HyperCharge de 120W, conseguindo atingir os 100% em cerca de 19 minutos.