Xiaomi aposta num packaging mais simples, fino e leve

Numa altura em que todos ligam á aparência (por vezes até em demasia), as empresas acabam por se ver obrigadas a inovar na imagem dos seus equipamento e das caixas onde os vendem. A Xiaomi decidiu mudar um pouco a embalagem dos seus produtos e avançou com aquilo que apelidou de embalagem MI 3.

Esta foi a forma de a Xiaomi assinalar a vanguarda criativa no processo de embalamento de produto e assegurar ainda uma otimização da experiência do consumidor.

Packaging Xiaomi
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Novas embalagens Xiaomi MI 3 destacam-se pelo design elegante e simples

A Xiaomi apostou numa nova embalagem que reflita aquilo que os seus produtos representam em termos de design: algo simples, prático e acessível.

Esta filosofia de configuração das embalagens da marca surgiu em 2011 quando a Xiaomi estabeleceu três princípios de design para o seu packaging de produto: o design deveria ser focado na tecnologia, a entrega deveria ser o mais imediata possível e o processo deveria oferecer soluções economicamente viáveis aos consumidores.

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Como resultado, a empresa conta já com três distintas gerações de embalagem, cada uma com características únicas e disruptivas, mas que procuram preservar a sua identidade aspiracional.

Tendo iniciado o seu negócio online, a empresa sabia que esse era o primeiro contacto que os consumidores tinham com os seus produtos e que a experiência de unboxing iria ter um peso grande na imagem da marca.

Consequentemente, viu no packaging uma forma de iniciar a conversa com os consumidores e de transmitir que não é apenas uma marca tecnológica, mas também um estilo de vida. Ao enfatizar a sua logística de alta qualidade e o estreitamento dos requisitos do packaging para vendas online, a Xiaomi comprometeu-se com um processo de refinamento contínuo dos pormenores da embalagem e atenção a cada detalhe do processo de fabrico.

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Neste momento, a Xiaomi conta com um design de terceira geração composto por uma caixa compacta na qual foi priorizada a harmonia com os dispositivos da marca que se destacam pelo seu design elegante e simples e estilo minimalista que lhes confere uma aparência subtil e discreta.

De forma a mostrar o produto com maior evidência, a maioria das embalagens AloT é branca. O design final combina o smartphone e acessórios num só, recorrendo a um tabuleiro em vez de dois, e coloca os acessórios dentro do suporte do telefone para uma estrutura interna mais simples.

A caixa foi também tornada mais fina ao reduzir a altura da sua parede para a mesma do carregador e foi ainda adicionada uma pequena pega para melhorar a experiência de unboxing e assegurar a integridade da caixa. O resultado, na altura, foi uma embalagem Mi 3 mais simples, mais fina e mais leve.

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A marca avança que, apesar de ainda recorrer a plásticos para o suporte interno das suas embalagens, está a explorar ativamente soluções em papel que possam ser uma alternativa viável e que não comprometam a integridade dos produtos e recorda ainda os designs de packaging que introduziu há três anos no mercado (One Paper Box e o plano 2R).

“No que respeita a tendências futuras, antecipo que o design sustentável venha a ser o futuro do design de packaging com foco na reutilização, visto que os consumidores estão cada vez mais eco conscientes. Reduzir a utilização de plástico e fabricar embalagens mais leves e amigas do ambiente será o foco do design futuro”

Chen Lu, Diretora Sénior do Ecossistema da Xiaomi
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