fbpx

Xiaomi patenteia smartphone com ecrã destacável

A Xiaomi é uma das marcas que mais tem procurado inovar no mercado dos smartphones, tanto em aspeto como em funcionalidades.

Todos nos lembramos certamente do Mi Mix, que iniciou a revolução dos ecrãs sem margens, seguido pelo protótipo Mi Mix Alpha, com um ecrã de quase 360º e, mais recentemente, a patente de um smartphone com earbuds TWS integrados.

Agora, a LetsGoDigital mostra-nos alguns renders de uma nova patente da Xiaomi que mostra um smartphone com ecrã destacável.

xiaomi mi
Publicidade

Xiaomi patenteia smartphone com ecrã destacável

Com a popularização dos computadores híbridos, foram utilizados alguns conectores magnéticos que permitiam juntar o tablet ao teclado.

Pegando neste conceito, a Xiaomi Mobile Software registou uma patente de design no CNIPA (Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China) para um smartphone composto por dois componentes.

A patente foi hoje publicada e conta com 22 imagens deste novo conceito com duas partes, o corpo principal do smartphone e um ecrã destacável.

xiaomi smartphone ecra destacavel

A parte principal é composta por um sistema de três câmaras na parte traseira e um flash, por um conector USB Tipo-C e colunas na base e os tradicionais botões nas laterais.

No topo podemos ver uma ligeira separação entre o ecrã e o corpo, sendo a zona onde se retira a parte amovível, o ecrã, que está unido por dois conectores magnéticos. Segundo a patente, o ecrã pode ser carregado sem fios.

Ao retirar o ecrã, podemos observar na parte principal um sistema duplo de câmara para selfie, juntamente com um flash, que se posicionam assim debaixo do ecrã.

A utilidade do ecrã destacável

Embora este seja um conceito muito engraçado, ficam várias dúvidas por responder.

Para começar, não é explicado se o ecrã traz algum tipo de bateria e como será alimentado. Além disso, não é explicado como será mantida a ligação entre o smartphone e o ecrã (podendo ser através de Bluetooth).

Depois surge a questão da utilidade. Embora se perceba que poderá dar jeito para captar fotos remotamente ou para algum jogo, no entanto, visto que está dependente da parte principal, não deverá trazer muitos mais benefícios na utilização. No entanto, no caso da necessidade de substituição de um ecrã partido, poderá ficar muito mais económico.

smartphone ecra destavel xiaomi

Por outro lado, se este for um conceito aplicado a um ecrã secundário, que permite ser destacado do smartphone, aí já poderá ampliar as vantagens que este conceito apresenta.

A Xiaomi continua assim a testar novos conceitos que, embora possam não ser aplicados de forma exata aos seus smartphones, pode originar novas tecnologias e funcionalidades nos seus futuros smartphones.

Siga o nosso grupo de Facebook sobre notícias de tecnologia

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade